Casa H / Sou Fujimoto

Uma casa para uma família de três pessoas localizada em um subúrbio de Tóquio. O fato de viver em uma edificação com com alguns pavimentos em uma metrópole densificada como Tóquio é algo semelhante à vida em uma  árvore.

© Iwan Baan

Embora cada um desses ramos são lugares individuais e protegidos, eles estão relacionados, permitindo sentir a presença das ramas mais próximas; que geram uma rede de relações ao criar  espaços interligados. A proposta é  baseada na dualidade de opostos: por um lado a individualidade e por outro a integração dos espaços que co-existem através da relação.

© Iwan Baan

O  elemento que dá caráter a esta residência é a cobertura com suas sutis “ perfurações”. As paredes, tetos e pisos são descaradamente perfurados e se compõem em três dimensões. Também é através destas aberturas, que é possível ao usuário ver e sentir através dos espaços adjacentes de forma global.

© Iwan Baan

As aberturas estão dispostas entre as escadas com diferentes ângulos, marcando o acesso a esta geometria árvore. O uso de materiais artificiais, a ordem geométrica e  a sucessão de espaços vazios conectados amplia as relações entre cada elemento.

Cortes

Este é o conceito de uma casa semelhante a uma  árvore, ambígua em suas conexões com o exterior,porém, propõe um protótipo de habitação para as cidades do futuro.

© Iwan Baan

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Sou Fujimoto Architects
  • Ano: 2008
  • Área construída: 51 m²
  • Área do terreno: 73 m²
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Vidro
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Tóquio, Japão

Equipe:

  1. Arquitetos: Sou Fujimoto Architects
  2. Coordenador de projeto: Sou Fujimoto
  3. Equipe de Projeto: Hiroshi Kato


  1. Superfície do Terreno: 72.28 m2
  2. Superfície Construida: 50.52 m2
  3. Superfície Total: 124.87 m2
  4. Texto original em inglês: via Sou Fujimoto

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Casa H / Sou Fujimoto" 14 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-21839/casa-h-sou-fujimoto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.