TRX Realty - Sede administrativa Carglass / AUM arquitetos

A configuração trapezoidal do terreno e o atendimento da legislação local sugeriram uma implantação diferenciada. Desta maneira o edifício foi segmentado de forma a criar cinco volumes inclinados na fachada principal, fazendo relação direta com a logomarca da empresa.

Planta Térreo

Além da relação institucional, a volumetria proposta tem o objetivo de diferenciar de forma marcante, o prédio do entorno local. A fachada principal, voltada para a face noroeste de maior insolação, foi pensada de maneira escalonada e inclinada, criando através dessa geometria um volume de forte identidade visual. Cada módulo estrutural possui uma treliça metálica que configura um fechamento inclinado em telha metálica, tipo sanduiche, que pelo seu próprio desenho elimina a necessidade de beirais ou quebra-sóis, reduzindo consideravelmente a incidência de raios solares no interior do edifício.

© Maíra Acayaba

Tal configuração permite a criação de rasgos na cobertura, os quais promovem a iluminação natural do interior do edifício. Os raios solares são filtrados por duas placas de policarbonato, e a luz é rebatida pelo grande plano inclinado de cor branca, reduzindo a necessidade de iluminação artificial, contribuindo para a economia de energia.

© Maíra Acayaba

A entrada é marcada por uma pele de vidro protegida por um brise metálico, telha perfurada, e por uma marquise. No interior deste trecho localiza-se a recepção e um dos jardins internos. Esses jardins foram criados de maneira a favorecer a iluminação natural das áreas fechadas e ao mesmo tempo, criar uma área de descanso agradável graças à presença de vegetação e luz natural.

© Maíra Acayaba

A fachada posterior do edifício é voltada para o sudeste, face que recebe menor insolação direta durante a maior parte do ano, desta forma, o projeto considera grandes aberturas nesta face, com o objetivo de receber a maior quantidade possível de iluminação natural, a fim de reduzir o consumo de energia elétrica. Os vidros tipo low-e especificados para o prédio garantem a redução de radiação solar no interior da edificação, logo as solicitações ao sistema de ar condicionado são reduzidas. Tal sistema foi projetado de forma a garantir o conforto ambiental da edificação com menor consumo possível de energia elétrica.

© Maíra Acayaba

Houve também a preocupação com a redução do consumo de água, portanto, foi previsto um sistema de reuso, no qual a água de chuva é captada e conduzida para reservatórios subterrâneos, onde é tratada por um sistema de filtros e bombeada para o reservatório superior. Esta água é utilizada para as descargas dos vasos sanitários e para a manutenção das áreas externas. Todo o esgoto gerado pelo edifício passa por um sistema de tratamento composto por fossa séptica e filtro anaeróbio antes de ser descartado na rede pública. Toda a pavimentação externa foi feita com blocos intertravados, e o trecho destinado às vagas, elaborado com piso tipo concregrama com o objetivo de garantir um nível satisfatório de permeabilidade do solo.

© Maíra Acayaba

 Internamente, o edifício foi organizado seguindo as diretrizes de expansão da Carglass, aliada a flexibilidade de organização do layout. Foram propostos 2 níveis distintos: um grande salão, que atende os diversos departamentos, e um mezanino, bem no centro do edifício, onde está concentrada toda a área de call center. A separação dos setores se dá pelo mobiliário. A presidência, a diretoria, os gerentes e as salas de reunião foram posicionados sob o pé direto simples. Nas duas extremidades no maior sentido do prédio foram locados dois volumes fechados que agrupam os sanitários e demais áreas técnicas necessárias.

Cortes

O sistema construtivo adotado, considerou a pré-fabricação dos elementos a fim de evitar desperdícios e otimizar o tempo de construção. Desta forma, toda estrutura de concreto foi pré-moldada no canteiro, as empenas laterais foram elaboradas no sistema tilt-up, garantindo qualidade e velocidade. A fachada principal recebeu uma estrutura em aço, na qual foram fixadas as telhas metálicas, o isolante térmico e acústico (lã de rocha), e internamente, revestida com gesso acartonado e pintura branca.

© Maíra Acayaba

Ficha técnica:

  • Arquitetos:AUM arquitetos
  • Ano: 2009
  • Área construída: 4378 m²
  • Área do terreno: 5032 m²
  • Tipo de projeto: Comercial
  • Status:Construído
  • Características Especiais: Sustentável
  • Materialidade: Metal e Vidro
  • Estrutura: Aço
  • Localização: Santana de Parnaíba, Brasil
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetura: AUM arquitetos– André Dias Dantas, Bruno Bonesso Vitorino e Renato Dalla Marta (autores) Filipe Doria, Filipe Romeiro, Gregory Canfield, Maíra Baltrusch e Aline Pek.

Informação Complementar:

  1. Estrutura: Estrutural Projetos e Consultoria de estruturas.
  2. Fundações: Apoio Fundações.
  3. Elétrica: Procion Engenharia
  4. Hidráulica: Procion Engenharia
  5. Ar condicionado: ProRAC tecnologia térmica
  6. Cozinha: Funcional Arquitetura
  7. Construção: Carbone Construtora
  1. Pavimentação externa – Piuca Blocos
  2. Muro de pedra – Pinheiro Pedras
  3. Gradil externo – Sitela
  4. Vidros – Master Vidros
  5. Esquadrias – Master Vidros
  6. Telhas da fachada – Dagnese
  7. Concreto – Concreto Polimix / Execução Pré-moldados de Canteiro e Tilt-Up: Carbone Construtora
  8. Estrutura metálica – Dagnese
  9. ACM – Composite
  10. Cobertura – Dagnese
  11. Luminárias – Larong
  12. Piso Elevado – Werden (piso monolítico) e FAB Pisos (piso metálico CPD)
  13. Elevador – Otis
  14. Isolamento termoacústico – Construtora Compasso
  15. Forro e Divisórias – Construtora Compasso
  16. Impermeabilização - Coberplan
  17. Granitos – Marmo10
  18. Divisórias dos banheiros – Neocon

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "TRX Realty - Sede administrativa Carglass / AUM arquitetos" 13 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-21637/trx-realty-sede-administrativa-carglass-aum-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.