Casa Nomura 24 / Antonino Cardillo architect

A qualidade inexata

Casa em dois níveis, de tamanho médio, construída sobre um morro em um terreno trapezoidal em um subúrbio do distrito de Hyōgo, olhando sobre a baía de Osaka. Estrutura em madeira, paredes caiadas de branco e telhado inclinado. Dormitórios no pavimento térreo –três quartos com banheiro e hall (genkan)– e área de estar no primeiro pavimento –banheiro, cozinha, pátio, sala de jantar, sala de estar e quarto japonês (washitsu).

Planta baixa

Formalmente, em planta, os dois lados mais longos e não paralelos do terreno definem dois sistemas de ângulos retos que vão encontrar a conexão formal com o terceiro lado, na estrada, definindo, em elevação, uma forma incisiva e facetada. Seus planos diversos mudam a intensidade de luz conforme a incidência do sol. Internamente, no primeiro nível, uma grande sala de estar em forma poligonal com sete lados possui a qualidade inexata de certas praças medievais italianas, em cujos lados das aberturas –janelas, portas– descrevem múltiplas direções de aspectos e passeio.

© Antonino Cardillo

A irregularidade da geometria, portanto, cristaliza na forma uma disposição para o diálogo entre as partes que compõem o todo. Finalmente, na parte posterior, o espaço estreito criado entre a cozinha e o quarto japonês (washitsu) acolhem um pequeno pátio, cujos lados com janelas reúnem os raios solares da tarde sobre o piso em tatame do quarto japonês e reverberam o azul para dentro da cozinha. Esses dois cômodos se conectam com a sala através de duas portas mais baixas cortadas no plano branco de um muro alto. Como quase grutas racionalizadas, esses quartos feitos de luz independente se envolvem com a grande sala poligonal: escura e azul na manhã, clara e quente à tarde.

© Antonino Cardillo
© Antonino Cardillo

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetos: Antonino Cardillo, Yukinori Nagao
  1. Cliente: Nomura Koumuten
  2. Orçamento: ¥ 59.900.000

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "Casa Nomura 24 / Antonino Cardillo architect" 21 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-21349/casa-nomura-24-antonino-cardillo-architect> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.