Praça da Balsa Vieja / Enrique Mínguez Martínez

Estado prévio. Análise do entorno.

O projeto realizado em Totana, um município da região de Múrcia. Cercada por edifícios residenciais e uma pequena  praça,  a Plaza de la Vieja Balsa que está localizada no coração da cidade, próximo da Prefeitura e da Igreja de Santiago. Apesar de sua localização privilegiada, este local de reunião, de 2795 m2 de superfície, apresenta algumas dificuldades:

  • A existência de um estacionamento subterrâneo de dois pavimentos sob a praça condiciona a existência de áreas verdes.
  • A desconexão topográfica da praça com o entorno urbano, especialmente com a praça da Constituição, com grave problema de falta de acessibilidade.
  • Falta de áreas de sombra.
  • Restringir o acesso a praça somente a veículos de manutenção do local.
Localização

Objetivos e estratégias.

O principal objetivo da proposta é de revitalizar e fortalecer o uso deste espaço, dando-lhe  caráter próprio e sempre que possível acomodando usos múltiplos.A  área de uso público, de descanso e as relações sociais, até os espaços mais íntimos onde reunir-se para relaxar, ler ou conversar. As soluções apresentadas para este fim foram:

Esquemas

1. Delimitar  o espaço em duas grandes áreas ou ambientes. Uma área mais aberta, vinculada ao uso dos edifícios adjacentes, e um ambiente mais privado, vinculado à vegetação existente e até mesmo o alargamento da zona. Entre estas áreas,  incorporar  zonas de sombra, e organizar  um espaço central descoberto, onde  pode-se realizar atividades culturais e de lazer.

© David Frutos

2. Propor uma rampa que permita o acesso ao centro da cidade das pessoas com dificuldades de locomoção. A rampa em balanço se unificaria com  a  Calle Puente, que se integra com as espécies de árvores propostas.

Corte 1

3. Criar elementos de sombra que permitam manter-se tanto em condições de inverno como de verão em condições climáticas e espaciais confortáveis.

© David Frutos

4. Permitir o tráfego somente para manutenção e funções de reparação da praça através da calle Balsa, instalando pilaretes retrácteis iluminado por LEDs.

© David Frutos

5. Aumentar a topografia da área verde adjacente a calle Puente, para gerar um espaço mais protegido do tráfego próximo, atuando como proteção visual e acústica.

Planta
Detalhe Ilha Vegetal

6. Projetar uma novo acesso para o estacionamento subterrâneo.

Detalhe Acesso Estacionamento

7. Projetar brinquedos infantis de fibra de vidro.

Infografia 1

8. Organizar o fluxo de circulação, formando um campo de intensidade urbana através da inserção de diferentes caminhos e direções ao longo da praça.

Infografia 3

9. Projetar uma peça de forma triangular, que permite pavimentar superfícies de dupla curvatura.

Detalhe Pavimento

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Enrique Mínguez Martínez
  • Ano: 2010
  • Área construída: 2795 m²

Equipe:

  1. Arquiteto: Enrique Mínguez Martínez
  2. Equipe: María Vera Moure, Diego Meseguer García, Aurora I. Domínguez Martínez, Emin Engin Kemik

 

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Praça da Balsa Vieja / Enrique Mínguez Martínez" 11 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-21116/praca-da-balsa-vieja-enrique-minguez-martinez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.