Laboratório Alellyx / Andrade Morettin Arquitetos Associados

O Conceito de Flexibilidade

Desenvolvemos um pequeno plano diretor e um conceito de flexibilidade que foi a base do partido arquitetônico e que acabou determinando toda a seqüência do projeto. O plano diretor determina a localização básica das atividades dentro do galpão e a posição dos outros elementos do projeto no terreno, tais como acessos, circulação, estacionamento, posição da central de utilidades e das estufas. Determina também as possibilidades de ampliação do conjunto.

© Nelson Kon

A flexibilidade foi garantida com a criação de espinhas de instalação que foram distribuídas pelo galpão de acordo com o novo layout proposto. As espinhas são como que emissários da central de utilidades dentro do edifício, compostas de toda a gama de infra-estrutura disponível (água, esgoto, gás, força, dados, etc.). Todas as áreas de atividade significativas do laboratório estão conectadas às espinhas de instalação.

© Nelson Kon

A Ocupação do galpão

Uma vez fixado este conceito, imaginamos o grande laboratório padrão ocupando toda a área central do galpão de pé-direito de 8 metros. As longas linhas de bancadas, conectadas às espinhas de instalação, foram montadas ao longo do tempo, na medida da necessidade, com grande facilidade e rapidez. Flanqueando o laboratório central estão as salas controladas (temperatura e umidade), cada conjunto desempenhando uma atividade específica.

© Nelson Kon

Completando a ocupação do galpão, as bordas do edifício foram ocupadas com novos pisos em estutura metálica, conectadas com uma passarela/ponte que funciona como observatório do laboratório central. Nesses pisos estão localizados os escritórios e outras atividades de apoio.

© Nelson Kon

A Ampliação

A nova ala de laboratórios (ampliação) foi pensada como um grande container apoiado sobre pilotis. Esta estrutura, somada ao painel quebra sol da fachada frontal e aos biombos de telha metálica da fachada dos fundos formam um elemento externo que adere ao galpão existente, transformando sua volumetria e estabelecendo uma nova identidade para o conjunto.

© Nelson Kon

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetos Responsáveis: Vinicius Andrade e Marcelo Morettin
  2. Colaboradores: Alexandre Mirandez, Jens Brinkmann e Marina Mermelstein

Informação Complementar:

  1. Consultores: Stec Engenharia (Estrutura), Macrotécnica (Hidráulica/Elétrica), BTU Condicionadores de Ar Ltda (ar condicionado)
  2. Construtora: Barros Pimentel Engenharia
  3. Principais fornecedores: São Paulo PH Estruturas Metálicas Ltda (estrutura metálica), Gruppotelhas Indústria e Comércio Ltda (telha), Luminosos Itaici Comunicação Visual Ltda ME (brise), Casa do Vidro Comércio Ltda (caixilhos de alumínio/vidro), Thermorac Refrigeração e Ar Condicionado Ltda (ar condicionado)
  1. Projeto: 2002/2005
  2. Construção: 2002/2005
  3. Área construida: 2.300 m2 (layout), 800.00 m2 (ampliação)

Sobre este escritório

Material

Cita: Igor Fracalossi. "Laboratório Alellyx / Andrade Morettin Arquitetos Associados" 14 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-19536/laboratorio-alellyx-andrade-morettin-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.