Lelé será destaque na Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza de 2014

O arquiteto e urbanista João Filgueiras Lima, o Lelé, ganha destaque na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza e é reconhecido como referência mundial no modernismo.

Lelé nasceu no Rio de Janeiro, radicou-se em Salvador e é atuante em todo o país. Através de seus projetos, construções e colaborações com outros arquitetos, o homenageado da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza é um dos protagonistas do modernismo brasileiro. Sua arquitetura de linguagem ímpar é precursora da sustentabilidade, antes do tema estar em voga. 

O clima, a pré-fabricação e a preocupação com o usuário, são tópicos presentes na concepção de seus projetos. Entre as principais obras podem-se citar as passarelas metálicas de Salvador e os hospitais para a rede SARAH.

O arquiteto holandês Rem Koolhaas, um dos fundadores do OMA, é o responsável pela curadoria da Bienal deste ano. Ao lançar o tema, Fundamentals, Koolhaas afirmou: “Queremos dar um novo olhar aos elementos básicos da arquitetura – usados por qualquer arquiteto, em qualquer lugar e em qualquer momento – para ver se podemos descobrir algo novo sobre a arquitetura”.

Apesar de Koolhaas focar na arquitetura e não em arquitetos, Lelé será uma das grandes descoberta no evento. Finalmente, o arquiteto será apresentado para o mundo.

Via CAU/BR

Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Lelé será destaque na Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza de 2014" 16 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-189664/lele-sera-destaque-na-bienal-internacional-de-arquitetura-de-veneza-de-2014> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.