Planta de Tratamento de Resíduos / Batlle i Roig Arquitectes

O local está atualmente ocupado por um aterro de resíduos, quase ao limite de sua capacidade, o que levou a que a entidade gestora local a regulamentar o fechamento da instalação e considerar novos futuros  usos para a área.

© Francisco Urrutia

A escolha da localização do CTRV também levou em conta diferentes critérios de adequação logística e econômica, tais como: Tratar de minimizar os impactos ambientais decorrentes da instalação e  a operatividade das atividades de gestão dos resíduos.

© Francisco Urrutia

A atividade do aterro causou  alterações topográficas e modificações no ambiente natural local. Por esta razão, optou-se por manter as instalações nas áreas onde a atividade do aterro sanitário já havia danificado o entorno.

 

© Francisco Urrutia

Apesar do tamanho das instalações da planta, o projeto consegue ser horizontal o suficiente para integrar-se com a paisagem. Para atingir este objetivo, a proposta buscou adaptar-se a topografia, onde o impacto da cobertura e das fachadas foi minimizado pela restauração da paisagem.

© Francisco Urrutia

A edificação utiliza água e energia gerada pela própria usina. A água é obtida através da recoletamento de águas pluviais e a energia é obtida a partir do biogás gerado pelos resíduos encontrados nos aterros vizinhos de Coll Cardús.

© Francisco Urrutia

O projeto inclui a construção de duas grandes áreas de tratamento sob uma mesma estrutura de grande porte. Estas áreas, separadas por uma entrada de automóveis, compreendem diferentes  alturas e se projetam em diferentes níveis. Essa é a razão pela qual a geometria da cobertura muda de acordo com o programa e as dimensões de cada telhado cumprindo com as diversas necessidades: saídas de ar forçadas, clarabóias, etc. e  que junto com o uso de uma estrutura gráfica  transformou-se em um telhado horizontal.

Axonométrica explodida

Os  diferentes círculos dispostos na cobertura contém terra, cascalho, vegetações diversas e arbustos nativos. Com o tempo, espera-se equilibrar o impacto da instalação sem o uso de camuflagem ou mimetismo.

Axonométrica da Cobertura

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Batlle i Roig Arquitectes
  • Ano: 2010
  • Área construída: 45000 m²
  • Endereço: Vallès Occidental Vacarisses, Barcelona Espanha
  • Tipo de projeto: Infraestrutura
  • Operação projetual:Intervenção
  • Status:Construído
  • Características Especiais: Sustentável
  • Localização: Vallès Occidental, Vacarisses, Barcelona, Espanha
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Equipe: Enric Batlle Durany e Joan Roig i Duran
  2. Colaboradores: Arqto. Xavier Ramoneda, Arqto. Mario Suñer

Informação Complementar:

  1. Engenharia: IDEMA Engenharia
  2. Paisagismo: Enric Batlle Durany e Joan Roig i Duran
  3. Contratista: UTECTRV (FFC + HERA + URBASER)

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Planta de Tratamento de Resíduos / Batlle i Roig Arquitectes" 03 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-18913/planta-de-tratamento-de-residuos-batlle-i-roig-arquitectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.