O quão rapidamente pode crescer uma cidade?

Muitas cidades ao redor do mundo estão crescendo em tamanho e população a uma taxa meteórica. Neste contexto, uma equipe de pesquisadores está voltando sua atenção para o passado, com o objetivo de se preparar para o que está por vir.

Os pesquisadores da NYU Stern School of Business criaram o Urbanization Project com o objetivo de, através de dados gráficos, convencer a esfera política a planejar melhor as cidades tendo em vista o inevitável crescimento populacional.

Os vídeos das cidades de Paris, Los Angeles, São Paulo e Chicago mostram pelo menos 130 anos de crescimento em menos de um minuto. As cores dos mapas representam a expansão de “solo urbano”, ou território apropriado e desenvolvido para usos residenciais, comerciais e públicos. Os espaços em branco representam áreas rurais, florestas e pastagens.

São Paulo

Los Angeles

Chigaco

Paris

Brandon Fuller, diretor do Urbanization Project, descreve os mapas como “um apelo para um planejamento de longo prazo”. A visualização de dados como estes pode ajudar a fazer o público compreender o quão rapidamente as cidades se transformam. Talvez isso possa também fazer com que políticos e urbanistas olhem para além das próximas eleições ao planejar quais as infraestruturas que receberão maior atenção.

“Quando você fala para um político que ele deve se preparar para um crescimento exponencial da cidade, ele geralmente não acredita”, disse Fuller. “Mas quando pode-se realmente ver o quão drasticamente as cidades crescem com o passar do tempo, isso se torna muito mais real.”

Quem perde quando a cidade não se prepara para esse crescimento? Em geral os pobres, já que uma ausência de planejamento de longa data pode resultar em uma enorme quantidade de assentamentos informais, favelas e marginalização.

“Se as cidades não se prepararem para a expansão, as populações pobres ficarão em extrema desvantagem”, disse Fuller.

Dê uma olhada em quão rapidamente essas cidades se desenvolveram nos últimos 100 ou 200 anos.

Via: The Huffington Post

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "O quão rapidamente pode crescer uma cidade?" 19 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-188959/o-quao-rapidamente-pode-crescer-uma-cidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.