Evento: “Fit Cities São Paulo”, na Biblioteca Brasiliana da USP

No próximo dia 16 de abril, o USP Cidades e o Cidade Ativa promovem, na Biblioteca Brasiliana, na USP, a Conferência Fit Cities São Paulo, em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP) e a Faculdade de Medicina (FMUSP) e apoio do Mobilize Brasil, da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), da EMBARQ Brasil, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA).

A primeira reunião da iniciativa quer provocar a discussão sobre a qualidade dos espaços públicos da cidade e a qualidade de vida de seus habitantes, chamando atenção para os maiores problemas de saúde nos centros urbanos: obesidade, hipertensão, diabetes e doenças causadas ou agravadas pela poluição.

Temas como forma urbana, acesso a espaços públicos de qualidade, áreas verdes e exclusão territorial e social são os pilares que apoiam a urgência de políticas que priorizem o cidadão e o espaço urbano, a fim de moldar uma cidade mais ativa, inclusiva e sustentável.

Quando se pensa em soluções para a saúde urbana imagina-se sempre mais hospitais, tratamentos, medicação e dietas rigorosas. Mas o que a iniciativa Fit Cities quer desenvolver no Brasil é uma concepção mais ampla do que determina nosso estado de saúde, corporal e mental. Ao reunir especialistas e parceiros que atuam nesses campos de conhecimento, a conferência destaca a necessidade de projetos replicáveis de boa prática em urbanismo que interfiram diretamente nas condições de vida e de saúde da população em geral.

PROGRAMA

  • 9h00 Abertura – Roberta Kronka (Labaut - FAUUSP) e Dr. José Bittar (Cidade Ativa) 
  • 9h15 Introdução ao movimento “Active Design”  
  • 9h45 Estratégias para moldar a Cidade Ativa – Skye Duncan (Departamento de Planejamento de Nova Iorque) 10h15 Mesa redonda – Skye Duncan, Dr. Paulo Saldiva (FMUSP) e Fábio Mariz (FAUUSP) 
  • 10h45 Safari Urbano – Roberta Kronka (Labaut – FAUSP) e Anna Gabriela Callejas (Cidade Ativa)  
  • 11h15 Intervalo 
  • 11h45 Mesa redonda "Perspectiva institucional no Brasil" – Adriana Levisky (Asbea), Elisabete França (CAUBR), Mara Gabrilli (Câmara dos Deputados), Gisele Rodrigues (Ministério da Saúde) 
  • 12h15 Por que precisamos de Cidades Ativas no Brasil? Oportunidades de projetos e pesquisas – Dr. José Bittar (Cidade Ativa) e Anna Gabriela Callejas (Cidade Ativa) 
  • 12h45 Mesa Redonda – Marcos Souza (moderador), Dr. José Bittar (Cidade Ativa), Anna Gabriela Callejas (Cidade Ativa) e Miguel Bucalem (USP Cidades) 
  • 13h15 Encerramento 

Para mais informações, por favor visite a página dos USP Cidades.

Fit Cities São Paulo

  • Data: 16 de abril, quarta-feira
  • Horário: das 9h às 13h15
  • Local: Auditório István Jancsó, Biblioteca Brasiliana, USP
  • Endereço: Rua da Biblioteca s/n Cidade Universitária, São Paulo – SP

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Evento: “Fit Cities São Paulo”, na Biblioteca Brasiliana da USP" 14 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-188956/evento-fit-cities-sao-paulo-na-biblioteca-brasiliana-da-usp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.