Casa DT Puerto Roldán / VismaraCorsi Arquitectos

Casa DT Puerto Roldán / VismaraCorsi Arquitectos - Mais Imagens+ 16

Roldán, Argentina
  • Superfície Semi Coberta: 23.33 m²
  • Superfície Pátios: 20.21 m²
  • Cidade: Roldán
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa se encontra num bairro privado localizado à 8 minutos da cidade de Rosário viajando pela rodovia que a conecta com a cidade de Córdoba.

O terreno mede 30,69 metros de frente x 29,66 de fundo. A frente está orientada ao Norte, de onde vêem a melhor insolação, e o fundo, orientado para o Sul, recebe os ventos e tempestades mais intensas.

Croquis

No momento de concepção do projeto, as condicionantes do clima deveriam ser atendidas cuidadosamente, já que o bairro se encontrava num imenso campo praticamente desocupado, e quase sem árvores que confiram sombra e protejam do vento.

As condicionantes do terreno mencionadas determinaram que a construção fosse localizada no fundo do terreno para aproveitar a melhor insolação do norte. Isso também refletiu na fachada sul e leste, que apresenta muros 'praticamente cegos' que protejam dos ventos e tempestades mais fortes, além de conferir mais privacidade em relação aos lotes vizinhos. Além disto, optou-se por elevar a casa meio metro em relação ao terreno, para evitar problemas relacionados à inundações.

© Sebastián Clavere

O programa era de uma pequena casa de veraneio, que teria um grande espaço que funcione como sala de jantar, de estar, churrasqueira e eventualmente dormitório. A área de cozinha deve funcionar tanto para a preparação de refeições e também encontrar com amigos enquanto se prepara churrasco.

© Sebastián Clavere

A “ideia” arquitetônica poderia se resumir na implantação de um cubo rígido no terreno, que através de uma manipulação plástica, resolve as condicionantes do lote e gera espaços intermediários (nem abertos nem fechados), onde o habitante se sente “refugiado” no interior de um “cubo” e por sua vez, conectado visual e espacialmente com o exterior.

A forma e implantação da piscina outorga “movimento” à composição ortogonal do “cubo” e incorpora o elemento “água” tanto à paisagem exterior como ao espaço interno da casa. Esta piscina “abraça” a casa gerando diferentes situações que acompanham o percurso do sol durante o dia.

Planta Baixa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa DT Puerto Roldán / VismaraCorsi Arquitectos" [Casa DT Puerto Roldán / VismaraCorsi Arquitectos] 11 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-188934/casa-dt-puerto-roldan-slash-vismaracorsi-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.