Restaurante La Tequila Sur / LOA

Restaurante La Tequila Sur / LOA  - Mais Imagens+ 9

Tlajomulco de Zuñiga, México
  • Arquitetos: LOA León Orraca Arquitectos; LOA León Orraca Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  670
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografías:Marcos Gracia
© Marcos Gracia

Descrição enviada pela equipe de projeto. O restaurante está localizado em um centro comercial ao sul da cidade de Guadalajara, México. O desafio principal do projeto consistia em gerar a concepção para uma unidade nova, inspirado em um conceito com quase duas décadas de trajetória. ao longo dos últimos 18 anos, o restaurante La Tequila se consolidou como a referência mais emblemática da culinária Mexicana da cidade e definiu uma identidade estética e arquitetônica particular que deveria ser abordada.

© Marcos Gracia

A nova unidade deveria desenvolver-se em um espaço mais reduzido em relação ao primeiro restaurante, e deveria acomodar uma operação simplificada para facilitar a replicação do conceito. O primeiro passo do projeto consistiu em determinar um esquema de distribuição ideal para o programa. O plano original do local contemplava a construção de um mezanino no sentido transversal do local. Se decidiu reorientar o mezanino no sentido longitudinal, debaixo do qual abria agora mais espaço para posicionar todas as áreas da cozinha. Esta reconfiguração nos permitiu criar uma cozinha com vista para o público, que fizesse evidente a seqüência de preparação e engajasse um diálogo com a sala de refeições que não existia no primeiro restaurante. assim mesmo, uma frente de cozinha mais ampla resultou em uma vantagem operacional ao gerar mais espaço de balcão para despachar pratos, assim como um corredor de serviço mais generoso. Por outro lado, a decisão de despejar o eixo longitudinal do local permitiu a circulação de ventos dominantes, controlada mediante janelas basculantes, para ventilar o espaço de maneira natural.

© Marcos Gracia

Se projetou uma escada de ferro que se encaixa no centro do local e conduz ao mezanino em zigue-zague. existe um descanso na quebra da trajetória da escada que se projeta para o salão de pé direito duplo e serve como um pódio a partir de onde é possível realizar sorteios periódicos ou conduzir eventos.

© Marcos Gracia

A área externa ao norte do local abriga a varanda e o abr de bebidas. Este último elemento é uma continuação do balcão da cozinha no interior, e se projeta como um elemento protagonista para a vista de todos os visitantes da praça. O balcão conta com bancos altos para atender clientes; sua disposição oblíqua incentiva a conversação de duas pessoas sentadas de frente.

© Marcos Gracia

Para imprimir identidade ao espaço foi necessário extrair os elementos mais representativos do conceito existente e processa-los. alguns elementos foram traduzidos intactos, enquanto que outros foram reinterpretados. Se conservou o tijolo de barro, tão característico do edifício atual, mas se montaram empilhadas para conseguir uma estética mais contemporânea. Para a fachada sul as faixas de tijolo se alternam com vazios para formar uma persiana. Durante o dia a sala de refeições se inunda com luz natural que entra pelas janelas ao sul, através da persiana, e por uma ampla clarabóia que esta suspensa logo acima da escada. O piso do interior consiste em uma tapeçaria de mosaico tradicional da região, estampado com um padrão geométrico em tons claros que ajudam a amplificar a passagem de luz pelo salão. A madeira é outro elemento chave resgatado do conceito mãe, se empregou para a construção de todo o mobiliário e para painéis de revestimento. A textura bruta nos materiais é a grande constante no restaurante. A amálgama de textura e aparência rústica através de uma linguagem contemporânea é análoga a cozinha do restaurante, que resgata receitas Mexicanas tradicionais e as transporta para um contexto atual.

Planta Baixa Pavimento Térreo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:López Mateos Sur, San Agustín, Gavilanes, 45645 Tlajomulco de Zuñiga, JAL, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante La Tequila Sur / LOA " [Restaurante La Tequila Sur / LOA ] 12 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-188919/restaurante-la-tequila-sur-slash-loa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.