Centro Educativo Burle Marx / Arquitetos Associados

Centro Educativo Burle Marx / Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: Arquitetos Associados; Arquitetos Associados
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1705
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2009
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Concrefit, CoxPort, Forbo Flooring Systems, Giroflex, Rosco, Somax, Tuma, Vidros Maia
  • Arquitetos Colaboradores : Edmar Ferreira Junior, Ivie Zappellini, Rosana Piló
  • Cálculo Estrutural:    Marcello Cláudio Teixeira y Sigefredo Fiúza Saldanha
  • Construção:   Felipe Salim, Frederico Grimaldi
  • Autores: Alexandre Brasil, Paula Zasnicoff
  • Cidade: Brumadinho
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Daniel Mansur

Lugar

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício foi implantado junto à alameda de acesso principal, próximo à recepção e a um dos lagos artificiais existentes.

Programa

O exíguo espaço disponível e a vontade de mimetizar o edifício na paisagem sugeriram a conformação de um extenso pavilhão horizontal, em apenas um pavimento, sobre o lago, levemente rebaixado em relação ao entorno. Sua cobertura atua como ponte unindo diferentes partes do museu além de conformar ampla praça elevada com espelho d’água ajardinado, destinada ao encontro e a contemplação, promovendo forte integração entre arquitetura e paisagismo.

Planta Nivel Principal

Centro Educativo Burle Marx / Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 27

O acesso principal ao edifício se dá através de uma praça que se desdobra em um amplo anfiteatro conduzindo o público à área de acolhimento. Do acolhimento pode-se acessar diretamente biblioteca, ateliês e auditório. A cobertura é também uma opção de acesso ao museu através de sua praça elevada. Tanto no percurso sobre o espelho d’água quanto nos percursos entre os diferentes programas do edifício, a circulação é sempre feita através de varandas e espaços de convívio. Neste edifício a experimentação da arquitetura se funde ao exuberante paisagismo local.

© Daniel Mansur
© Daniel Mansur

Forma e Construção

A cobertura é constituída por três lajes nervuradas em concreto aparente, moduladas em 80cm, o que proporciona organização e racionalização dos materiais utilizados. A própria organização do programa solucionou a necessidade técnica das juntas de dilatação entre as lajes, tornando independentes as lajes da biblioteca, a dos ateliês e a do acolhimento/auditório. O único volume que se eleva sobre a cota da praça elevada é o urdimento do auditório, também construído em laje nervurada.

Nesta nova versão da escultura-chave de Yayoi Kusama, de 1966, 500 esferas brilhantes de aço inoxidável flutuam nos espelhos d’água da cobertura do Centro Educativo Burle Marx, em Inhotim. Esta obra matricial da arte feminista é uma escultura em grande formato que, no entanto, se desmaterializa, movendo-se organicamente em reação ao vento e refletindo a natureza ao seu redor.

O desenho do chão tem maior liberdade. A diferença de nível entre a praça de acesso (726,80) e acolhimento (723,00) propiciou a implantação de um anfiteatro ao ar livre, voltado para o edifício.

© Daniel Mansur
© Daniel Mansur

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Brumadinho - Minas Gerais, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Educativo Burle Marx / Arquitetos Associados" [Centro Educativo Burle Marx / Arquitetos Associados] 08 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-18858/centro-educativo-burle-marx-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.