Equipe liderada por Francisco Mangado vence competição para termas no sul da França

O escritório espanhol de Francisco Mangado, em colaboração com os escritórios franceses V2S architectes, Terrell, SACET, Alayrac, e GAMBA Acoustique Architecturale & Urbaine, venceu uma competição internacional para converter um antigo Hospital Termal na cidade de Amélie-les-Bains, sul da França, em um spa.

Cortesia de Francisco Mangado

A renovação proposta do Centro Termolúdico de Amélie-les-Bains-Palalda-Montalba sobrepõe uma construção nova - um volume de vidro - às sólidas paredes do complexo preexistente. "O ponto de partida de nossa intervenção é tentar respeitar o antigo hospital termal, que é de uma natureza maciça e permanente."

Cortesia de Francisco Mangado

Além de implementar a estratégia do "leve sobre o pesado", ou o presente sobre o passado, o novo projeto reorienta os edifícios existentes para criar um arranjo sequencial de piscinas externas, jardins e pátios internos. As fachadas voltadas para estes espaços são as bases montanhosas das termas históricas que a equipe expôs em todo o projeto para, discretamente, se diferir do passado. 

Cortesia de Francisco Mangado

“Em termos conceituais, o projeto se esforça para respeitar o passado ao passo que afirma sua contemporaneidade, criando um complexo integrado onde a interpretação do tempo, de diferentes períodos de tempo, é facilmente reconhecível através de formas e materiais arquitetônicos.

Cortesia de Francisco Mangado

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Amélie-les-Bains-Palalda, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.

Text Message Html

Cita: Gipe, Andrew. "Equipe liderada por Francisco Mangado vence competição para termas no sul da França" [Francisco Mangado-Led Team Wins Thermal Bath Competition in Southern France] 13 Abr 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-188545/equipe-liderada-por-francisco-mangado-vence-competicao-para-termas-no-sul-da-franca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.