Susana Ventura vence a 9ª edição do Prêmio Fernando Távora

A proposta de uma “expedição a uma arquitetura intensiva” por terras do Japão e da Europa do Norte e Central rendeu à arquiteta Susana Ventura a 9ª edição do Prêmio Fernando Távora, anunciado na noite desta segunda-feira no salão nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, Portugal.

A arquiteta formada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e doutorada em Filosofia (Estética) na Universidade Nova de Lisboa propõe-se “atravessar paisagens longínquas, terras desconhecidas, limites imprecisos”, em busca de “uma arquitetura intensiva”, que considera “um lugar incógnito, ainda, da Teoria da Arquitetura”.

O prêmio foi decidido por unanimidade pelo júri, presidido pela arquiteta Paula Santos e integrou os também os arquitetos José António Bandeirinha e Pedro Bandeira, além de Maria José Ferrão, em representação da família de Fernando Távora (1923-2005), e ainda, como convidado, o artista plástico do Porto José Pedro Croft .

Os jurados viram na candidatura de Susana Ventura uma “clareza de propósitos e consistência” capazes de “unificar diferentes geografias e culturas”. "Referenciando distintos objetos arquitetônicos, [a proposta vencedora] propõe uma leitura temática capaz de construir uma narrativa inesperada. A viagem relaciona paisagens entre o Oriente e o Norte e Centro da Europa, e arquitetos modernos e contemporâneos”, nota ainda a ata do júri.

Susana Ventura associa à sua atividade de arquiteta também a de escritora, professora, investigadora e curadora. Defendeu a sua licenciatura com uma tese sobre o conceito de felicidade no pensamento e na obra de Le Corbusier. Trabalhou nos ateliers de Gonçalo Byrne e João Mendes Ribeiro. Desenvolve atualmente um projeto de pós-doutoramento sobre o tema da arquitetura intensiva na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.

O Prêmio Fernando Távora é uma distinção anual destinada a arquitetos membros da Ordem dos Arquitectos de Portugal. Lançado em 2005, o prêmio distinguiu até agora os arquitetos Nélson Mota, Sílvia Benedito, Maria Moita, Cristina Salvador, Armando Rabaço, Marta Pedro, Paulo Moreira e Sidh Mendiratta.

Referência: Ordem dos Arquitrectos; Publico.pt

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Susana Ventura vence a 9ª edição do Prêmio Fernando Távora" 08 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-188292/susana-ventura-vence-a-9a-edicao-do-premio-fernando-tavora> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.