Proposta para Centro Cultural de Eventos e Exposições em Paraty / Grupo Sarau

Competição:Proposta para Centro Cultural de Eventos e Exposições em Paraty
Premio:
Projeto:
Autores:Emilly Tauhyl de Campos, Jackson Dualibi, Lucas Ozawa Pelin, Marcelo Sandro de Oliveira, Michelle D´Angelo Carvalho, Murillo Fantinati dos Santos, Natália Peres Rodrigues, Patricia Yume Akiyama, Paulo Rodrigues da Silva, Bruna Somensari Campana , Mayara Benegas Oliveira, Cassia Dias Ribeiro, Luís Andrade de Mattos Dias, Orivaldo Predolin Junior , Loenne Ane Maciel, Marcos Martins Lopes , Francisco Prestes Maia e UON Energia Limpa e Soluções , Marco Aurélio Oliveira, Leandro Romeiro Nishijima

Seguindo com a publicação dos projetos desenvolvidos para o Concurso Centro Cultural de Eventos e Exposições – Cabo Frio, Nova Fribugo e Paraty, publicamos desta vez a proposta para a cidade de Paraty desenvolvida pelo Grupo Sarau.

A seguir, imagens, desenhos e a descrição do projeto pelos autores.

Dos autores: O projeto buscou criar uma relação entre a setorização, materialidade e estética, ora por meio da leveza no arranjo dos materiais aplicados no pavilhão de exposições, remetendo a flexibilidade, ora na solidez dos materiais de origem tectônica aplicados nos ambientes de apoio, serviços e auditório.

O volume foi distribuído ortogonalmente no terreno, com acesso principal pela Avenida Vera Cruz, que cria um eixo público de ligação entre ela e a Rua Dom Pedro II; possível acesso de pedestres ao terreno proposto para um Centro Esportivo da região.

© Grupo Sarau

O Foyer de chegada, Área de credenciamento, Área de exposições, Restaurante, Auditório e parte do apoio possuem acesso direto no primeiro térreo, no nível da Av. Vera Cruz, onde também se localiza a praça pública, projetada na chega do edifício, proporcionando ao público um espaço de lazer e convivênciaao lado do espelho d’água.

Dentro da Área de exposições há uma rampa de acesso às salas de reunião e áreas de apoio do segundo térreo. O vazio da rampa e os pisos de vidro ao redor dela proporcionam maior iluminação e circulação de ar para as salas de reunião, que podem integrar-se a área de eventos quando necessário, servindo de apoio para a mesma.

© Grupo Sarau

O pavilhão principal é revestido por fachada dupla ventilada. A fachada sudoeste é protegida por grelha metálica e placas de madeira, garantindo proteção solar. A fachada nordeste possui fachada dupla ventilada composta por telha metálica e parte em brise de madeira.

O Auditório possui fachada ventilada de cerâmica, contribuindo para a proteção solar e telhado verde, garantindo maior conforto térmico ao ambiente emelhoria no microclima do local.

© Grupo Sarau

O acesso principal de veículos será feito pela Av. Vera Cruz, levando às vagas a mesmo nível da Avenida. Outro acesso de veículos será feito pela Rua Dom Pedro II, também a mesmo nível, e parte das vagas irá seguir a inclinação da rampa, criando taludes no fundo do terreno.

O acesso às docas, feito pela Rua Dom Pedro II, fica parte posterior do projeto próximo à área de apoio do primeiro térreo, não interferindo nas exposições e eventos que acontecem.

© Grupo Sarau

Sistema estrutural

O partido estrutural adotado no bloco principal de exposições e eventos consiste num módulo híbrido; um pórtico composto de concreto pré-moldado para pilares e vigas metálicas do tipo vagão, capazes de vencer grandes vãos. onde o aço trabalha a tração e o concreto a compressão do conjunto.

O auditório e demais locais de apoio utilizam sistema estrutural convencional de concreto pré-moldado in loco.

Esquema estrutural. Image © Grupo Sarau

O módulo estrutural citado, distribuído a cada 5 metros, foi projetado para vencer um vão de 35 metros.

A viga vagão, composta por viga caixão + calha estrutural, disposta para encaixe das telhas que se alternam entre metálica e translúcida a cada módulo, servem para melhor iluminação dos ambientes e captação de águas pluviais.

Conforto ambiental e eficiência energética

O Centro Cultural projetado propõem trabalhar o conceito de energia passiva a partir da utilização de aberturas, criando possibilidades de ventilação cruzada, e disposição dos materiais de modo a otimizar a iluminação e resfriamento natural dos ambientes.

A fim de proporcionarem melhor sensação térmica aos ambientes, maximizando a eficiência energética no fornecimento das energias naturais, foi levado em consideração estudos de insolação e ventos para composição das fachadas e cobertura do projeto.

Esquema de eficiência energética. Image © Grupo Sarau

O projeto visa atender às condições de conforto térmico natural sem o uso de equipamentos de ar condicionado para refrigeração dos ambientes, pois os vãos de iluminação e ventilação foram projetados para suprir a necessidade de tais equipamentos.

Visando a eficiência energética solar, foram utilizadas telhas translúcidas na cobertura, potencializando a iluminação natural do pavilhão de eventos, garantindo menor consumo da energia elétrica fornecida pela Concessionária.

Ainda em relação ao conforto térmico, foi adotada a utilização de fachadas duplas ventiladas, onde o colchão de ar entre as duas faces tem a função de barrar a radiação direta do sol e resfriar os ambientes internos. Os materiais adotados para revestimento do projeto contribuem para maximizar a eficiência energética. A fachada dupla revestida com telha metálica trabalha como anteparo à radiação solar e dissipador de calor.

No Auditório foram propostas fachadas ventiladas utilizando placas cerâmicas que garantem o desempenho térmico e acústico dos ambientes. A cerâmica também possui boa resistência mecânica, resistência ao desgaste e intempéries.

A cobertura verde, localizada no Auditório auxilia na diminuição da temperatura do ambiente interno e melhoria no conforto térmico.

Planta de cobertura. Image © Grupo Sarau

O espelho d’água localizado na entrada do edifício e no vazio da exposição, ao lado da área verde interna, auxilia para o aumento da umidade do ar e conforto térmico do ambiente, bem como o aumento da luminosidade do local, no caso às salas de reunião, graças à sua capacidade de reflexão da luz solar.

Reuso de Água Pluvial

Aproveitamento de água da chuva. Image © Grupo Sarau

Para captação das águas pluviais, foi previsto duto dentro de estrutura pré-molda, levando a água da calha estrutural para o sistema descrito acima. Desse modo os pórticos, além de cumprir sua função estrutural, também realiza a captação das águas pluviais.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Romullo Baratto. "Proposta para Centro Cultural de Eventos e Exposições em Paraty / Grupo Sarau" 09 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-187707/proposta-para-centro-cultural-de-eventos-e-exposicoes-em-paraty-slash-grupo-sarau> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.