Janet Echelman apresenta sua maior escultura em Vancouver

A artista americana Janet Echelman estreou recentemente, em Vancouver, sua mais nova - e maior - escultura. Muito conhecida por sua habilidade artística de remodelar o espaço aéreo das cidades, a sofisticada mistura de técnicas antigas e tecnologia moderna levou Echelman a trabalhar em colaboração com engenheiros mecânicos e aeronáuticos, arquitetos, designer de iluminação, paisagistas e fabricantes para "transformar o ambiente urbano através de suas redes esculturais." Utilizando fibras leves para suspender sua monumental forma "respirante" acima das ruas de Vancouver, a nova escultura de Echelman terá uma escala nunca antes alcançada.

Janet Echelman apresenta sua maior escultura em Vancouver - Mais Imagens+ 17

© Studio Echelman

Honeywell Spectra Fiber, uma fibra escolhida por Echelman para sua mais recente obra, é, proporcionalmente, quinze vezes mais resistente que o aço, porém, leve o bastante para flutuar", dando à escultura de Echelman a resistência necessária para suportar ventos de até 150 km/h e a leveza necessária para ser transportada com facilidade. A primeira aparição da escultura foi a dezenas de metros de altura, entre o Fairmont Waterfront Hotel e o Vancouver Convention Center.

© Ema Peter / Studio Echelman
© Ema Peter / Studio Echelman

Segundo Echelman, "a fibra dá à obra a resistência que ela precisa, mas permite criar uma estrutura que é leve e delicada para que possa se mover com o vento." Segundo o fabricante, a Honeywell Spectra Fiber é feita de "polietileno molecular de ultra alta densidade usando um processo patenteado de fiação. A fibra apresenta alta resistência a químicos, água e luz ultravioleta."

A "estréia" da escultura foi no dia 15 de março deste ano, juntamente com o aniversário de 30 anos das conferências TED, em Vancouver.

Veja outros trabalhos de Janet Echelman publicados no ArchDaily Brasil aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Taylor-Foster, James. "Janet Echelman apresenta sua maior escultura em Vancouver" [Janet Echelman's Largest Aerial Sculpture To Premiere in Vancouver] 05 Abr 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-187251/janet-echelman-apresenta-sua-maior-escultura-em-vancouver> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.