SketchUp 2014 incorpora ferramentas BIM

O Trimble Buildings Group lançou recentemente o SketchUp 2014, a mais recente versão da plataforma de modelagem 3D para arquitetos, engenheiros, designers e profissionais da construção. Com "mais de 30 milhões de ativações no ano passado", o SketchUp é provavelmente o programa de modelagem 3D mais usado na atualidade. A nova versão do programa conta com um novo 3D Warehouse e algumas interessantes ferramentas que o inserem no mundo do Building Information Modelling (BIM).

Um novo 3D Warehouse

Museu de Arte Contemporânea em Belgrado / Criado por Djordje. Cortesia de Trimble

O 3D Warehouse do SketchUp é "um repositório online de busca, armazenamento e compartilhamento de modelos 3D." A nova versão do programa conta com um 3D Warehouse reconstituído que torna muito mais fácil encontrar os modelos que você procura e organizá-los em coleções. Talvez o mais útil seja a inter-relação da WebGL, que significa que os usuários podem visualizar e navegar nos modelos 3D antes de baixá-los. Outro avanço foi em relação ao tamanho máximo dos modelos para download, que aumentou de 10 para 50 Mb.

Museu Salvador Dalí / Criado por OnO. Cortesia de Trimble

Integrando o BIM

Segundo o Trimble, a "interoperabilidade com outras ferramentas e dados utilizados" do SketchUp Pro foi bastante melhorada. Ao incorporar três novas opções para exportar e classificar os modelos, o programa fez importantes avanços em direção ao mundo do projeto integrado.

  • IFC Export - ­ já que a informação contida em modelos BIM é frequentemente usada por outros programas, o SketchUp Pro 2014 agora inclui outro formato em sua lista de opções de exportação - a extensão IFC 2x3.
  • Classifier -­ este recurso permite aos usuários classificar objetos com a extensão IFC. Use diferentes tipos de classificação ou crie um sistema personalizado para suas necessidades específicas.
  • Component Options -­ oferece opções de edição relacionadas a cada tipo de classificação de objetos, gerando dados pertinentes a cada objeto, o que facilita a organização do processo de modelagem.

"Processos BIM são geralmente complexos e rígidos, e acreditamos que eles não precisam ser assim," disse John Bacus, diretor de gerenciamento do SketchUp no Trimble. "Com esta nova atualização, permitimos que os usuários participem mais efetivamente de qualquer etapa do processo de modelagem. Acrescentamos ferramentas simples que adicionam uma estrutura de informação ao modelo, de modo que seja útil aos consumidores do SketchUp, permitindo-lhes repassar as informações a outras equipes de projeto, independente das ferramentas que estejam sendo utilizadas.

Baixe a versão teste do SketchUp Pro 2014 aqui.

Sobre este autor
Cita: Taylor-Foster, James. "SketchUp 2014 incorpora ferramentas BIM" [SketchUp 2014 Incorporates BIM Capabilities] 31 Mar 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-186239/sketchup-2014-incorpora-ferramentas-bim> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.