Centro de Novas Tecnologias / Francisco Mangado

Centro de Novas Tecnologias / Francisco Mangado - Imagem 2 de 9Centro de Novas Tecnologias / Francisco Mangado - Imagem 1 de 9Centro de Novas Tecnologias / Francisco Mangado - Imagem 3 de 9Centro de Novas Tecnologias / Francisco Mangado - Imagem 4 de 9Centro de Novas Tecnologias / Francisco Mangado - Mais Imagens+ 4

Santiago de Compostela, Espanha
  • Gestão De Obras: Francisco Mangado, Gonzalo Alonso Núñez
  • Colaboradores: Ignacio Olite, Idoia Alonso, Francesca Fiorelli, Arina Keysers, Ibón Vicinay
  • Engenharia Estrutural: NB 35 SL (Jesús Jiménez Cañas / Alberto López)
  • Engenharia De Instalações: Obradoiro Enxeñeiros
  • Construção: Acciona
  • Cidade: Santiago de Compostela
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Novas Tecnologias / Francisco Mangado - Imagem 9 de 9
Corte transversal
Centro de Novas Tecnologias / Francisco Mangado - Imagem 2 de 9
© Roland Halbe

Descrição enviada pela equipe de projeto. A proposta para o Centro de Novas Tecnologias de Santiago de Compostela se baseia em duas ideias essenciais. A primeira surge da concepção do lugar e seu processo de adaptação topográfica, já a segunda implica um sentido de eficiência. Eficiência, neste caso, relacionada à rapidez com que o projeto deve ser executado e com o fato, estritamente funcional, de que o edifício resultante pode vir a sofrer variações programáticas com o passar dos anos.

O edifício é compostos por dois volumes paralelos separados por uma grande pátio.

Centro de Novas Tecnologias / Francisco Mangado - Imagem 3 de 9
© Roland Halbe

O primeiro volume se localiza na porção mais alta do terreno, mais denso e sólido, agindo, de certo modo, como um elemento que retém a irregularidade topográfica e abriga o acesso e os usos complementares das atividades acadêmicas (controle, administração e instalações).

Centro de Novas Tecnologias / Francisco Mangado - Imagem 4 de 9
© Roland Halbe

O segundo volume se assenta na porção mais baixa do terreno; orientado para sul, leve, modular, reunindo de forma ordenada todas as salas de aula e ateliês, de modo que estes possam ser subdivididos ou agrupados de acordo com as diferentes necessidades.

Centro de Novas Tecnologias / Francisco Mangado - Imagem 5 de 9
Planta do térreo

Ambos os volumes são conectados por uma série de passarelas, algumas mais largas, outras menos, que pairam sobre uma paisagem arborizada. Um volume mais largo abriga a sala de reuniões. A topografia, então, se acomoda, esgueirando-se entre os volumes do edifício para criar um jardim interno.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rúa de Ramón Baltar, 15702 Santiago de Compostela, A Coruña, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Novas Tecnologias / Francisco Mangado" [Center for New Technologies / Francisco Mangado] 30 Mar 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-185949/centro-de-novas-tecnologias-slash-francisco-mangado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.