Casa Niz / Agraz Arquitectos SC

Casa Niz / Agraz Arquitectos SC - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: Agraz Arquitectos; Agraz Arquitectos SC
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  354
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
© Mito Covarrubias

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando, na arquitetura, há um grande inconveniente que é resolvido, o restante não é tão importante. É o caso do terreno da Casa Niz que, em forma trapezoidal, apresenta uma frente muito estreita e o fundo muito largo. Além disso uma de suas faces, inclinada, rompe a geometria ortogonal da maioria das residências de tamanho similar.

© Mito Covarrubias

Ao estudar as possibilidades de partido, fica evidente que a intersecção do ângulo inclinado gera um desajuste espacial complicado de resolver, e é por isso que ali é colocada uma escada que permite que todo o restante ocupe seu lugar de maneira natural.

© Mito Covarrubias

Em seguida, continua-se com a geometria do ângulo reto, como muitas das casas do escritório, e também com os carros abaixo do homem. O terreno, com um desnível de quase um pavimento acima da rua, possibilita que com uma escavação mínima as garagens sejam localizadas no subsolo e, junto a isto, em conexão com a escada e áreas de serviço.

© Mito Covarrubias

A posição desta circulação vertical, onde o terreno se abre, permite também que a sala de jantar - o espaço mais importante da casa na área diurna - tenha uma generosidade dimensional. Assim, é ao subir esta escada que chega-se ao acesso principal onde há um lavabo e uma sala de televisão, e em seguida a cozinha, que se comunica com esta sala de estar voltada para o jardim que se converte na fachada principal da Casa Niz.

© Mito Covarrubias

No piso superior, o espaço mais estreito acomoda dois dormitórios pequenos e um estudo junto à escada. E, naturalmente, este leva até o dormitório principal com seu banheiro e um núcleo de escada de pé direito duplo com cobertura circular e a sombra de uma árvore plantada no piso térreo. Este ponto, que era a maior dificuldade do terreno, praticamente se torna a gênese da planta da Casa Niz, fazendo com que ela seja única, incomum e original.

Planta Superior

A partir do exterior, a fachada geral reflete nitidamente o que acontece nesta planta livre de truques, artefatos ou contorcionismos. Sua transparência alcança a conjugação exata entre proposta, gosto do cliente e gosto do arquiteto.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Niz / Agraz Arquitectos SC" [Casa Niz / Agraz Arquitectos SC] 29 Mar 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-184416/casa-niz-slash-agraz-arquitectos-sc> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.