Casa H / Bojaus Arquitectura

Casa H / Bojaus Arquitectura - Mais Imagens+ 43

Las Rozas, Espanha
  • Construtora: PECSA
  • Mestre De Obras: Virginia Láinez
  • Estruturas: Israel Bartolomé
  • Custo: 480.000 euros
  • Mobiliário: Qbika
  • Arquitetos Responsáveis: Ignacio Senra, Elisa Sequeros
  • Cidade: Las Rozas
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Joaquín Mosquera

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa H se situa em uma típica região suburbana de Madri, caracterizada por residências unifamiliares isoladas que ocupam lotes de mil metros quadrados aproximadamente. Este tipo de residência, como sua própria denominação topológica indica, isola-se de suas vizinhas, construindo um contexto de difícil leitura: um arquipélago de individualidades onde é difícil identificar a quais condicionantes responde cada uma das casas. A orientação e a legislação urbana são as únicas coisas que compartilham umas com as outras. 

Diagramas

Além disso, um dos lotes adjacentes está atualmente desocupado, o que orna o contexto ainda mais indefinido. 

A partir deste isolamento e desta consciência de individualidade o projeto é abordado com a máxima neutralidade possível, tratando de estabelecer um método que poderia ser aplicado a qualquer lote do entorno. Este método de projeto seria uma espécie de aplicação literal dos parâmetros da legislação: ocupação, edificabilidade, recuos, altura... Deste modo a casa seria o resultado da introdução destas condições particulares do lote sobre os parâmetros gerais da legislação - as normas se tornariam o elemento gerador do volume. 

© Joaquín Mosquera

O volume não é mais que a estrita aplicação das normativas: ocupação máxima, perímetro definido por recuos e altura máxima permitida. Deste volume máximo serão, então, subtraídos os vazios, criadas as varandas, pátios, etc. O resultado é um prisma puro de dimensões 20x9x9 metros, vazado por profundos vazios que, por sua vez, criam os espaços internos.

© Joaquín Mosquera

Os vazios constituem uma série de espaços externos que serão ocupados por vegetação, servindo de filtro em relação às aberturas das casas vizinhas, localizadas a poucos metros. Estes "filtros" servem também para controlar a incidência solar direta, matizando a iluminação natural. No interior, os vazios se conectam através dos vazios, proporcionando continuidade espacial e visual entre eles e servindo para separar os diferentes ambientes da residência. 

© Joaquín Mosquera

Os banheiros, salas de banho, despensa e closet se concentram na fachada norte, conformando um eficaz isolamento na porção de maior exigência térmica no período de inverno. Esta organização serve, também, para reduzir os vãos da estrutura autoportante e para organizar os espaços principais de modo mais livre. 

© Joaquín Mosquera

O programa, inicialmente típico de uma residência com as características já mencionadas, procurou criar um sistema de funcionamento muito mais ambíguo e aberto. Propõe-se um esquema de faixas transversais que coincidem com a estrutura, que podem conter um ou outro uso segundo as necessidades do usuário.

Planta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa H / Bojaus Arquitectura" [Casa H / Bojaus Arquitectura] 25 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-183820/casa-h-slash-bojaus-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.