"L'Arbre Blanc" - a torre multiuso de Sou Fujimoto em Montpellier

As autoridades de Montpellier escolheram o projeto "A Árvore Branca (L'Arbre Blanc) de Sou Fujimoto Architects, Nicolas Laisné Associés e Manal Rachdi Oxo architects como vencedor do concurso "Folie Arquitetônico do século 21". Inspirada na tradicional vida ao ar livre da cidade e nas propriedades eficientes de uma árvore, a torre de uso misto se "alimentará" dos recursos naturais encontrados no local a medida que se ergue à altura de 17 andares e conecta os novos e antigos distritos de Montpellier.

"L'Arbre Blanc" - a torre multiuso de Sou Fujimoto em Montpellier - Imagem 8 de 8
© RSI-studio

Da equipe vencedora: A nova torre multiuso chamada L'Arbre Blanc (A Árvore Branca) é projetada para habitação, um restaurante, uma galeria de arte, escritórios, um bar com uma vista panorâmica e uma área comum. Desde a fase de concepção do projeto, os arquitetos foram fortemente inspirados pela tradição de viver ao ar livre de Montpellier. A torre está estrategicamente localizada entre o centro da cidade e os distritos recém-desenvolvidos de Port Marianne e Odysseum, a meio caminho entre a "velha" e a nova Montpellier.

Também está situada no cruzamento de várias vias: o Rio Lez, a rodovia e o caminho de pedestres e ciclistas ao longo das margens de Montpellier. O projeto iniciará com o grande gesto de estender um parque paisagístico ao longo do Lez e alongar o comprimento da Christophe Colomb Place. Tanto as curvas da face leste ao longo da borda quanto as do lado ocidental do Lez são abauladas para criar a perspectiva mais ampla possível. A curvatura serve a dois propósitos porque essa parte da fachada oferece a melhor exposição e melhores vistas, mas não bloqueia a vista para as residências vizinhas.

"L'Arbre Blanc" - a torre multiuso de Sou Fujimoto em Montpellier - Imagem 2 de 8
© RSI-studio

O edifício foi situado de modo a fundir-se e ao mesmo tempo diferir-se de seu ambiente circundante, adicionando à ele apenas um toque especial. Arqueado como um par de asas, abraçando os contornos do rio Lez até a Avenida Pompignane, a Arbre Blanc foi projetada como uma forma natural, esculpida ao longo do tempo pela água ou pelo vento. Ele imita perfeitamente uma árvore ao remodelar-se para crescer em seu ambiente e ainda, simultaneamente, melhorá-o oferecendo a tão necessária sombra .

Apesar do nome "árvore branca", isso não significa que ela seja uma torre de marfim. Como uma batida integrante da canção urbana, o edifício está destinado a ser uma construção pública de muitos andares feita para cada alma de Montpellier. Ele irá estender seus membros a todos os cidadãos e visitantes, através do restaurante no térreo e da galeria de arte na cobertura que também servirá como mirante. Esse acesso público fará com que a torre se torne muito mais atraente como uma fonte de orgulho para os moradores de Montpellier e um local de interesse para os turistas.

"L'Arbre Blanc" - a torre multiuso de Sou Fujimoto em Montpellier - Imagem 3 de 8
© RSI-studio

Além de todas as pessoas, o edifício é também inevitável para os seus habitantes, assim, um espaço comum foi adicionado à área pública onde todos os co-proprietários de qualquer andar poderão ter um visão panorâmica particular. Os espaços nos interiores do apartamentos não conhecem a diferença entre o dentro e fora - você está livre para mover-se através deles instintivamente. As varandas são proporcionais para lhe fazer gravitar em torno do exterior, como folhas desdobrando-se para absorver a luz solar quente e nutritiva.

"L'Arbre Blanc" - a torre multiuso de Sou Fujimoto em Montpellier - Imagem 6 de 8
© RSI-studio

Ao invés de um apartamento interessante, os futuros moradores irão encontrar um espaço versátil. Cada residente vai selecionar uma configuração (em direção ao oeste de três quartos, ao sudeste de dois quartos, etc) e uma planta a partir de uma lista dos possíveis layouts.

Os arquitetos procuraram incentivar arquitetura de livre escolha, o que eles vêem como tendência para a habitação, onde todo mundo começa com uma "residência suporte" quando compram seu apartamento e não se limitam aos artigos manufaturados, layouts regimentados e espaços inflexíveis. Em vez disso, são dadas possibilidades e espaços interiores modulares que podem ser escolhidos a partir de um catálogo de recursos opcionais e de plantas.

"L'Arbre Blanc" - a torre multiuso de Sou Fujimoto em Montpellier - Imagem 4 de 8
© RSI-studio

Assim como uma árvore, a torre irá se alimentar dos recursos naturais disponíveis localmente para reduzir drasticamente a energia que necessita. Ela irá elaborar estratégias passivas para oferecer conforto térmico, bem como controlar os impactos ambientais e diminuir as emissões. Um processo dialético ainda não convencional irá passivamente resfriar as unidades com lareiras solares.

Arbre Blanc é o mais alto "Folie" no arsenal arquitetônico de Montpellier e procura tornar-se o ponto focal da cidade, um marco que serve como um farol ou estrela-guia durante a noite em meio ao skyline do urbanismo local.

Uma perspectiva exclusiva sobre a área circundante, um presente para todos os residentes e visitantes da cidade. Um ponto de partida de onde os ramos saem para fora e seus olhos podem absorver tudo: Silhuetas do relevo, o mar aberto, a vista para as terras distantes e para o rico património histórico de Montpellier. Erguido em uma localização central para a cidade, o Arbre Blanc é o próprio símbolo do Mediterrâneo, que tem sido sempre uma encruzilhada, um ponto de encontro entre a Europa, África e Ásia.

"L'Arbre Blanc" - a torre multiuso de Sou Fujimoto em Montpellier - Imagem 7 de 8
© RSI-studio
  • Architects

  • Localização

    Montpellier, França
  • Arquitetos Responsáveis do Sou Fujimoto Architects

    Sou Fujimoto, Marie de France
  • Arquitetos Responsáveis do Nicolas Laisné Associés

    Nicolas Laisné, Dimitri Roussel, Lucile Nicosia
  • Arquitetos Responsáveis do Manal Rachdi OXO

    Manal Rachdi, Vincent Imfeld
  • Desenvolvimento

    Promeo Patrimoine Gilbert Ganivenq, Cyrill Meynadier Evolis Promotion Francis Lamazère, Alain Gillet Surface
  • Engenheiro Estrutural

    Andre Verdier
  • Engenheiro Ambiental

    Frank Boutte Consultants
  • Paisagista

    Bassinet Turquin Paysage
  • Projeto Iluminotécnico

    Odile Soudant
  • Fiscalização

    SOCOTEC, Casso & Associes
  • Imagens

    RSI studio, Manal Rachdi OXO architectes, Nicolas Laisné Associés
  • Fotografias

    RSI-studio
  • Área

    10225.0 m2

Referência: The City of Montpellier, Bustler

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Montpellier, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.

Text Message Html

Cita: Rosenfield, Karissa. ""L'Arbre Blanc" - a torre multiuso de Sou Fujimoto em Montpellier" [Sou Fujimoto-Led Team Designs Tree-Inspired Housing Tower for Montpellier] 11 Nov 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-183801/larbre-blanc-a-torre-multiuso-de-sou-fujimoto-em-montpellier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.