Residência Itatiba / RoccoVidal Perkins+Will

Residência Itatiba / RoccoVidal Perkins+Will - FachadaResidência Itatiba / RoccoVidal Perkins+Will - Tijolo, FachadaResidência Itatiba / RoccoVidal Perkins+Will - JardimResidência Itatiba / RoccoVidal Perkins+Will - ConcretoResidência Itatiba / RoccoVidal Perkins+Will - Mais Imagens+ 29

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: RoccoVidal Perkins+Will; RoccoVidal Perkins+Will
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tuca Reinés
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Pierinelli
  • Parceiros: Viking; Lumini; Etel; Plancus; Nani Chinellato; Kitchens; Casual; Vermeil; Tidelli; Concrestreet; By Kami; Arthur Décor; CPA Construtora; Renata Tilli (paisagismo); Franco & Fortes; Casa Mineira; Regatta; Clatt; Empório Beraldin; Decameron; Dpot; Casa Matriz; Micasa; Tora Brasil; L’oiel; Interbagno.
  • Marcas: Dedon; Foscarini; Viking; FlexForm; HunterDouglas; Poliform; Herman Miller; Silestone; Corian; Harwoth.
  • Autores: Luiz Fernando Rocco, Fernando Vidal, Douglas Tolaine
  • Colaboradores: Fernanda Tegacini, Marcela Kishi, Caroline Estelles, Ana Cecilia Guimarães, Carlos Andrigo, Fred Zara, Fernanda Morais, Fernanda Borges
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência Itatiba / RoccoVidal Perkins+Will - Jardim
© Tuca Reinés

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa projetada pela equipe é uma composição de cubos e empenas pensada para se adaptar à topografia e dar valor a texturas e materiais.

Corte CC

Projeto realizado num sitio próximo à São Paulo, numa casa antiga estilo alpino, com lindo paisagismo em torno de um grande lago criado pelos proprietários há mais de 20 anos. A proposta era atender às três gerações da família, portanto o estilo alpino, foi substituído pelo contemporâneo.

Residência Itatiba / RoccoVidal Perkins+Will - Mesa, Sofá, Cadeira
© Tuca Reinés

De extrema ousadia, mas muita praticidade, o estilo de vida da família traz um típico final de semana buscando refúgio com segurança. 

Residência Itatiba / RoccoVidal Perkins+Will - Jardim, Aido
© Tuca Reinés

O projeto traz a união da típica paisagem com a edificação, entendendo a topografia local, os visuais, os ventos predominantes e a insolação. Os declives existentes com a paisagem natural do lago foram as principais condicionantes dessa proposta. É como se esse projeto fosse desenvolvido em frente à uma praia deserta, com todos os cômodos desfrutando do visual externo. 

Residência Itatiba / RoccoVidal Perkins+Will - Imagem 24 de 34
© Tuca Reinés

A implantação acontece então com como um enorme pavilhão que corta o platô existente, o volume superior constituído de um grande retângulo minimalista, parece se equilibrar entre um volume cubico de pedras, e para dar continuidade ao visual externo na parte da frente da residência, foram elaboradas praças com árvores dispostas de forma rígida e geométrica em formato de grelha. O piso em tons claros é formado por pedriscos no mesmo tom de pedra da residência. 

Residência Itatiba / RoccoVidal Perkins+Will - Janela
© Tuca Reinés

O paisagismo de Renata Tilli foi muito feliz na proposta e se apropriou das espécies existentes de forma ímpar. 

Residência Itatiba / RoccoVidal Perkins+Will - Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Tuca Reinés

O design de interiores possui solução integrada na qual paisagem, edificação, interiores e decoração em concordância. Desenhos de marcenaria bancadas e iluminação foram pensados tridimensionalmente para cada um dos projetos. 

Implantação

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Itatiba / RoccoVidal Perkins+Will" 05 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-183489/residencia-itatiba-roccovidal-perkins-plus-will> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.