Programação do X-WEEK 2014 – Rio das Pedras

Esta semana o Studio-X Rio receberá diversos eventos que marcam a X-WEEK 2014. De segunda a sexta haverá palestras com convidados nacionais e internacionais.

Veja a segui a programação completa:

RIO NO OLHO DO FURACÃO – Palestra de abertura da X-WEEK 2014

Courtesy of Studio-X Rio

Na véspera da Copa do Mundo e a dois anos dos Jogos Olímpicos, a cidade está no olho do furacão. Capturada pela atenção internacional, a cidade expõe suas contradições ao mesmo tempo em que se torna um destino global. As melhorias dos megaeventos e a renovação da área portuária são desafiadas pela histórica desigualdade social, infraestrutura e serviços precários e graves questões ambientais - tudo impulsionado pelos protestos que eclodiram em todo o país desde meados do ano passado. O aumento do custo de vida e as transformações urbanas transformaram a cidade em um canteiro de obras, afetando o cotidiano de seus moradores. Sob pressão e incertezas, as consequências a longo prazo não podem ser totalmente compreendida pelos cidadãos. O otimismo foi substituído pela ansiedade em relação ao futuro próximo. O que podemos esperar para os próximos anos? O que será deixado após a passagem do furacão? Como podemos proceder em face dessas transformações? Como podemos pensar para além 2016?

  • Palestrantes: Washington Fajardo
  • Data: 17 de março – segunda-feira
  • Horário: 18h30

ATELIER AZULEJARIA - Azulejos, Arte e Cidade

Courtesy of Studio-X Rio

Azulejaria é um coletivo de artistas e artesãs especializadas, que combina produção artística e projetos educacionais à ações sociais, culturais e urbanas. Fundado pela arquiteta Laura Taves na cidade do Rio de Janeiro em 2003, trabalha em parceria com esferas públicas e privadas com foco em projetos de arte e educação para crianças, jovens e adultos; capacitação de artesãos incluídos em programa de geração de renda; e projetos artísticos. Os painéis, instalações permanentes, são o resultado da concretização do processo de aprendizagem e de uma ação coletiva que procura unificar arte, educação e qualificação do espaço urbano.

  • Palestrantes: Laura Taves
  • Data: 18 de março – terça-feira
  • Horário: 15h00

FAVELAS & DESENVOLVIMENTO - Potencialidades e Perspectivas Econômicas

Courtesy of Studio-X Rio

Desafiando o senso comum, muitas favelas têm um sistema econômico vigoroso: pequenas empresas, prestadores de serviços e mercado informal de imóveis são indicadores de um mercado importante, que pode ser associado ao advento da classe C. Que tipos de mecanismos, redes e práticas são necessárias para o desenvolvimento de modelos econômicos e de geração de renda sustentável para a população? Como criar relações entre os mercados formal e informal? A discussão irá explorar questões, potencialidades e perspectivas de desenvolvimento para o futuro das favelas, em geral, e de Rio das Pedras, em particular. Tradução simultânea disponível.

  • Palestrantes: Sérgio Guimarães Ferreira,Cláudia Corrêa, Jaílson Souza e Silva, Vishaan Chakrabarti
  • Moderador: Manuel Thedim, IETS
  • Data: 18 de março – terça-feira
  • Horário: 18h30

HISTÓRIA URBANA DO RIO

Courtesy of Studio-X Rio

Para entender o presente é preciso olhar o passado. Palestra informal narra a história urbana da cidade.

  • Palestrante: Antônio Edmilson Rodrigues, PUC-Rio
  • Data: 19 de março – quarta-feira
  • Horário: 10h00

FAVELAS & PROJETOS URBANOS - O Estado da Arte e Perspectiva Histórica sobre Intervenção Urbana em Favelas

Courtesy of Studio-X Rio

Favelas são lugares construídos e organizados de acordo com o seu próprio conjunto de regras e protocolos. Planejar e projetar para tal contexto envolve desafios legais, técnicos, culturais e conceituais que desafiam os procedimentos e regulamentos padrão. Qual é o estado da arte quando se trata de projetar para as favelas? Como a arquitetura pode cumprir tal desafio? O que podemos aprender com as experiências passadas? Tradução simultânea disponível.

  • Palestrantes: Antônio Veríssimo, Elizabeth França, Rainer Hehl
  • Moderadores: Mark Wigley, Pedro Rivera
  • Data: 19 de março – quarta-feira
  • Horário: 18h30

FAVELAS & MEIO-AMBIENTE - Desafios Ambientais e Novos Olhares

Courtesy of Studio-X Rio

A saúde de uma população está diretamente relacionada ao ambiente em que vive e infraestruturas disponíveis. Rio das Pedras não possui um sistema de saneamento e tem uma porção significativa do seu território construída sobre terras instáveis ao redor da Lagoa da Tijuca, estabelecendo uma relação conflituosa com o ambiente. Com estratégias de intervenção que primam cada vez mais pela urbanização de favelas, novas ferramentas, modelos e tecnologias são necessários para suprirem as necessidades de seus habitantes e melhorar as condições ambientais. A mesa irá explorar os desafios ambientais para o sistema lacunar, sistemas integrados de saneamento e geração de energia, bem como ferramentas de mapeamento da saúde urbana. Tradução simultânea disponível.

  • Palestrantes: Kartik Chandran, Mario Moscatelli, Gina Lovasi & Andrew Rundle
  • Moderador: Clarisse Linke
  • Data: 20 de março – quinta-feira
  • Horário: 18h30

REINVINDICAÇÃO TERRITORIAL - Tese de Harvard Propõe Estratégias de Abertura no Complexo do Alemão

Courtesy of Studio-X Rio

A composição de congestão e dispersão opera em dimensão territorial e é intensificada no contexto da urbanização livre. Clearing é proposto como estratégia para formar uma arquitetura que interage com a paisagem construída, atua como extensão do solo urbano e absorve a natureza orgânica de seus eventos, demandas de infraestrutura e gestos de improvisação. Um novo eixo de equipamento urbano, interagindo entre infraestrutura estatal e organizações locais, é proposto ao longo do vale central do Complexo do Alemão.

  • Palestrantes: Marina Correia
  • Data: 21 de março – sexta-feira
  • Horário: 10h00

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Programação do X-WEEK 2014 – Rio das Pedras" 20 Mar 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-183293/programacao-do-x-week-2014-rio-das-pedras> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.