Álvaro Siza e Juan Domingo Santos projetam novo acesso de Alhambra

Contratados após vencer uma competição internacional em 2010, o arquiteto português Ávaro Siza Vieira e o arquiteto de Granada, Juan Domingo Santos divulgaram o projeto para o novo acesso e centro de visitantes em Alhambra, local considerado Patrimônio da Humanidade. Resultado de "sobrepor uma geometria regular sobre um território de topografia", o novo acesso reorganiza a entrada de visitantes no monumento de mais de 1000 anos de idade através de uma série de pátios fechados e terraços abertos.

Seguindo sua experiência no Alhambra em 2009, Siza comentou sobre sua visão para o novo acesso, dizendo: "...da luz do sol para as sombras, do calor para o frio, do amplo ao íntimo, eu gosto e sonhar com meu projeto antes de detalhá-lo." 

Alhambra Atrium I Entrance Square (Southwest Cypress Path). Image © Alvaro Siza Vieira + Juan Domingo Santos; Rendering by LT Studios
Alhambra Atrium I Main Platform Access (Southeast Parking). Image © Alvaro Siza Vieira + Juan Domingo Santos; Rendering by LT Studios

“Desta memória subconsciente surge uma estrutura preliminar que mistura natureza, passado e presente, e partes iguais de sombra, água e árvores como elementos essenciais", descreveu António Choupina, curador do “Visions of the Alhambra”, que estará exposto em Berlim de 22 de março a 8 e maio deste ano. "Esta condição permite que o edifício se torne um com sua paisagem, articulando palimpsestos de antigas fazendas com jardins rebaixados de Generalifes. O horizonte é liberado ao passo que o terreno espontaneamente dá lugar a uma plataforma panorâmica.

“A dualidade da intrusão e extrusão topográfica faz com que o novo edifício pareça menor que realmente é, enfatizando a escala de Alhambra ao ocultar a maior parte do projeto sob o solo."

O projeto se torna sólido ao rasgar as sombras com intensidade dramática e personificar o movimento de torção do eixo principal no foyer. A composição é acentuada pela volumetria da espinha dorsal - o restaurante/bar - e pela clareza estética do espaço aberto, articulando todas as outras funções em um perímetro fechado."

“Os visitantes são reunidos sob o céu ao passo que um pátio mostra-lhes o caminho para fora, direcionando-os ao auditório e, finalmente, à praça Alhambra. O trabalho topográfico se revela um altar para a estrutura de pátios, onde o arquiteto mostra respeito pela ligação entre a natureza a arte de construir. O locus na prática Islâmica é representado pela noção da água como um ciclo contínuo de repetição infinita. Este elemento quase sacro é canalizado no novo átrio por sucessivas lagoas que reforçam a sensação do fluxo entre os espaços. Estas intervenções simbolizam uma síntese eterna de Alhambra."

Topographical Architecture. Image © António Choupina
Wood model of the Alhambra territory by Álvaro Negrello, Dimension 1:500. Image © Alvaro Siza Vieira + Juan Domingo Santos; Rendering by LT Studios

Saiba mais sobre como ver este projeto exposto no Aedes Architecture Forum em Berlim, aqui.

  • Arquitetos

  • Localização

    1066 Granada massacre, 18009 Granada, Espanha
  • Engenharia

    GOP Engenharia
  • Engenharia Industrial

    Abacus Engineers
  • Arquiteto técnico

    Jose Navarro Navarro
  • Agrônomos

    Rafael Navarro M., Enrique Deckler
  • Renders

    LT Studios
  • Área

    5700.0 m2
  • Fotografias

    Alvaro Siza Vieira + Juan Domingo Santos; Rendering by LT Studios, António Choupina

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:1066 Granada massacre, 18009 Granada, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Rosenfield, Karissa. "Álvaro Siza e Juan Domingo Santos projetam novo acesso de Alhambra" [New Gate of Alhambra / Juan Domingo Santos + Álvaro Siza Vieira] 18 Mar 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-182848/alvaro-siza-e-juan-domingo-santos-projetam-novo-acesso-de-alhambra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.