Soundscape Architecture: um novo modo de experienciar edifícios icônicos

Há muitas formas de representação arquitetônica - de croquis a desenhos técnicos e fotografias - mas todos eles privilegiam a visão sobre os demais sentidos, Este problema talvez tenha sido apenas reforçado pela internet, que tornou mais fácil "experienciar" edifícios à distância, em detrimento de quatro dos cinco sentidos.

Recentemente, entretanto, Karen Van Lengen, da University of Virginia, criou o Soundscape Architecture, um site que procura corrigir este desequilíbrio. Em colaboração com o artista James Welty e com o músico Troy Rogers, Van Lengen utilizou registros sonoros de espaços arquitetônicos icônicos para criar animações sinestésicas e composições musicais a partir destes ruídos registrados.

Saiba mais sobre o Soundscape Architecture, a seguir.

Imagem da animação para o The Rockefeller Center. Cortesia de Sounscape Architecture

"Não estudamos como escutar em arquitetura, que se promoveu como um campo visual desde o Renascimento", disse Van Lengen em uma entrevista com a Urban Omnibus. "Minha ambição com o Soundscape Architecture não é mostrar como projetar para o som, mas mostrar às pessoas como escutar."

Imagem da animação para a New York Public Library. Cortesia de Sounscape Architecture

O ponto de partida do Soundscape Architecture é composto por uma rua virtual, delimitada por edifícios icônicos. O ruído ambiente de cada edifício é projetado sobre a rua e, ao passo que nos deslocamos, podemos comparar a atmosfera única de cada edifício. 

Diagrama do Guggenheim Museum. Cortesia de Sounscape Architecture

"Entrando", o edifício oferece um panorama mais profundo do seu som, como uma animação interpretativa e uma composição musical; um diagrama detalha a forma e a localização do espaço, os materiais de superfície que ajuda a criar o som, e o número de pessoas que contribui com a atmosfera.

Imagem da animação para o Grand Central. Cortesia de Sounscape Architecture

Van Lengen busca ressuscitar um sentido de espaço e tempo que geralmente se perde em representações puramente visuais de edifícios. "Som é uma interseção entre o espaço e as pessoas nele, e esta interseção nunca é a mesma", diz ela.

Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "Soundscape Architecture: um novo modo de experienciar edifícios icônicos" [Soundscape Architecture: A New Way to Experience Famous Buildings] 15 Mar 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-182561/soundscape-architecture-um-novo-modo-de-experienciar-edificios-iconicos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.