Biblioteca da Universidade de Helsinki / Anttinen Oiva Architects

Biblioteca da Universidade de Helsinki / Anttinen Oiva Architects - Imagem 2 de 36Biblioteca da Universidade de Helsinki / Anttinen Oiva Architects - Imagem 3 de 36Biblioteca da Universidade de Helsinki / Anttinen Oiva Architects - Imagem 4 de 36Biblioteca da Universidade de Helsinki / Anttinen Oiva Architects - Imagem 5 de 36Biblioteca da Universidade de Helsinki / Anttinen Oiva Architects - Mais Imagens+ 31

  • Chefe Da Equipe: Vesa Oiva
  • Project Management: Indepro Oy
  • Cost Management: Indepro Oy
  • Site Management: Indepro Oy
  • Consultor De Serviços: Pöyry Building Services Oy
  • Consultor De Engenharia: Finnmap Consulting Oy
  • Consultor De Elétrica: Pöyry Building Services Oy
  • Acoustical Consultants: Helimäki Akustikot Oy
  • Contratante: SRV
  • Cliente: Universidade de Helsinki
  • Cidade: Helsinki
  • País: Finlândia
Mais informaçõesMenos informações
Biblioteca da Universidade de Helsinki / Anttinen Oiva Architects - Imagem 9 de 36
© Mika Huisman

Descrição enviada pela equipe de projeto. Biblioteca Principal da Universidade de Helsinki, a maior biblioteca acadêmica da Finlândia, está localizada em um importante quarteirão histórico do centro da cidade. A biblioteca foi projetada para oferecer uma vasta gama de serviços, destinados a um grande número de visitantes. Esse edifício imponente no centro de Helsinki serve como porta de entrada para a nova era da informação.

Biblioteca da Universidade de Helsinki / Anttinen Oiva Architects - Imagem 35 de 36
Fachada Oeste

O novo edifício da biblioteca complementa o quarteirão ao propor uma fachada curva de tijolos, que integra o projeto a rua e dialoga com os edifícios vizinhos.

Biblioteca da Universidade de Helsinki / Anttinen Oiva Architects - Imagem 29 de 36
© Mika Huisman

O ponto de partida da arquitetura – considerando a paisagem urbana – foi a criação de um edifício público único capaz de se adequar ao entorno em questões materiais, de design e de altura. A densa grade de janelas, junto das largas aberturas em formato de arco, mascaram a divisão entre pisos e dão à biblioteca uma aparência externa distinta. Ao variar o tamanho dessas aberturas o edifício pode ser encarado como uma solução dentre os três diferentes tipos de situações encontradas nas ruas do entorno.

Biblioteca da Universidade de Helsinki / Anttinen Oiva Architects - Imagem 36 de 36
Corte

O desenho do interior do edifício é baseado em uma série de aberturas alinhadas no teto. Três aberturas distintas e a escadaria principal formam uma série de espaços que servem como base da ambientação do interior, das zonas funcionais e da arquitetura da fachada. O conceito arquitetônico da fachada reflete diretamente as soluções funcionais do interior.

Biblioteca da Universidade de Helsinki / Anttinen Oiva Architects - Imagem 28 de 36
© Tuomas Uusheimo

As instalações foram divididas entre áreas funcionais com o objetivo de facilitar o uso da biblioteca e seus serviços. Isso irá apoiar e facilitar o processo de aprendizagem. As aberturas são rodeadas por passarelas e zonas de informação, que são por sua vez rodeadas pelo acervo.

Biblioteca da Universidade de Helsinki / Anttinen Oiva Architects - Imagem 27 de 36
© Mika Huisman

Uma área de trabalho com salas à prova de som fornece espaços tanto para uma leitura silenciosa quanto para trabalhos barulhentos em grupo. A biblioteca também possui salas de leitura. Áreas de assuntos específicos são destinadas para as coleções em cada um dos andares.

Biblioteca da Universidade de Helsinki / Anttinen Oiva Architects - Imagem 31 de 36
Planta - 3º Pavimento

As instalações dos funcionários e escritórios estão situadas nos andares que abrigam as coleções da biblioteca acima do pavimento térreo. O centro de atendimento ao consumidor com seus escritórios de apoio está localizado no pavimento de entrada. Aquisições e serviços de catalogação, administração e internet estão situados no último piso, enquanto o centro de logística fica no subsolo junto às instalações destinadas à manutenção. Novos materiais da biblioteca são transportados primeiramente do centro de logística até o último piso para serem processados e depois entregues aos seus respectivos lugares nos pavimentos apropriados.

Biblioteca da Universidade de Helsinki / Anttinen Oiva Architects - Imagem 25 de 36
© Tuomas Uusheimo

O objetivo da Universidade de Helsinki foi construir uma instalação representativa, interessante, confortável e apreciada pelos estudantes, pesquisadores e equipe.

Biblioteca da Universidade de Helsinki / Anttinen Oiva Architects - Imagem 7 de 36
© Tuomas Uusheimo

O edifício possui uma grelha de concreto reforçada que foi construída em cima do velho embasamento existente. Devido ao aumento de peso, as estruturas de concreto antigas foram fortemente reforçadas.

As fachadas são constituídas por paredes de concreto revestidas de tijolos.

As grandes janelas principais são suspensas em estruturas de aço.

Biblioteca da Universidade de Helsinki / Anttinen Oiva Architects - Imagem 5 de 36
© Mika Huisman

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Kaisaniemenkatu 5, 00100 Helsinki, Finlândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca da Universidade de Helsinki / Anttinen Oiva Architects" [Helsinki University Main Library / Anttinen Oiva Architects] 07 Mar 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-181649/biblioteca-da-universidade-de-helsinki-slash-anttinen-oiva-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.