Escritórios Glem / Mareines + Patalano Arquitetura

O projeto da sede dos escritórios Glem, na Lagoa, Rio de Janeiro, é definido pela sua situação inusitada, sob uma extremidade triangular de uma arquibancada de concreto para competições de remo. Além do primeiro dos seus três níveis ser semi-enterrado e o plano de cobertura em concreto não permitir aberturas, essas mesmas aberturas ficam extremamente restritas nas duas únicas pequenas fachadas do projeto.

© Leonardo Finotti

Uma fachada é quase totalmente ocupada pela rampa de acesso à arquibancada, que é pública e portanto ofereceria fácil acesso a uma indesejável entrada ao escritório que, a pedido do cliente tem um refinado sistema de segurança. Por esse motivo essa fachada apresenta longos e estreitos rasgos nas alvenarias, para que apenas a luz e algumas vistas possam entrar no escritório sem convite.

© Leonardo Finotti

A outra fachada dá para os fundos de um grupo de confusas e precárias construções existentes. Assim se definiu um semi-circulo de vidro translúcido de segurança. Após levar em consideração essas limitações, decidiu-se por integrar todas as partes do programa pelo espaço de circulação vertical definido por escadas curvas em concreto, vigas laminadas de eucalipto e uma trama de bambú. Um ”balaio” vazio que recebe as pessoas que passam pela pequena recepção e amarra o conjunto do projeto.

© Leonardo Finotti

No primeiro nível do escritório, o espaço delimitado pelo “balaio” abriga uma pequena área de espera e reuniões informais, além de conduzir a três salas de reuniões para 4, 8 e 12 pessoas, dois banheiros, sala de operações, arquivo e uma sala de controle multimídia. O primeiro lance de escadas leva, através da passarela que estampa em vidro laminado translúcido um rebatimento do circulo da parede adjacente, ao segundo nível. Este nível abriga a parte destinada a diretoria. Trata-se de um espaço que através do uso de portas de correr em madeira, pode ficar integrado ou dividido em três ambientes estanques. Um segundo lance de escadas leva ao terceiro nível, que contando com uma copa, tv, sofás e estantes para livros e revistas é o local de descontração e relaxamento do escritório. Neste nível também se encontram os vestiários masculino e feminino.

© Leonardo Finotti

Detalhes como a trama de bambú montada artesanalmente no local, o guarda corpo de vidro da passarela e seu piso em vidro, corrimãos em aço inox que parecem levitar sobre as escadas por serem delgados e estarem desvinculados estruturalmente dessas mesmas escadas, e a generosa luz filtrada principalmente pela esquadria com vidro translúcido em semi-círculo, conferem leveza e refinamento à quase todos os espaços da empresa.

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Equipe: Ivo Mareines, Rafael Patalano, Flávia Lima e Rafael Pretti

Informação Complementar:

  1. Construção: Senpro Engenharia
  2. Iluminação: Ana Moraes Projetos
  3. Interiores: Mareines + Patalano Arquitetura
  4. Estrutura metálica e concreto: Senpro projetos
  5. Estrutura de madeira: Andreas Hösch
  6. Fornecedores: Esmara estruturas de madeira (Estrura de madeira Laminada), Superfície Arte Metal (Serralheria Inox)
  7. Mobiliário: Mareines + Patalano Arquitetura (mesas diretoria e marcenarias), VOKO (estações de trabalho e cadeiras), Bortolini (mesas de reunião), Magis (chair one), Via Manzoni (cadeiras vermelhas)
  1. Projeto: 2008
  2. Construção: 2009

Sobre este escritório
Cita: Igor Fracalossi. "Escritórios Glem / Mareines + Patalano Arquitetura" 05 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-18111/escritorios-glem-mareines-mais-patalano-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.