23 monumentos esquecidos da ex-Iugoslávia

Apresentamos desta vez uma incrível série de fotografias de Jan Kempenaers, que registra algumas das mais impressionantes estruturas da ex-Iugoslávia. Os monumentos foram comissionados pelo ex-presidente Josip Broz Tito entre os anos de 1960 e 1970 para homenagear os locais onde aconteceram as batalhas mais importantes da Segunda Guerra Mundial (como Tjentište, Kozara e Kadinjača), ou os lugares que abrigaram alguns campos de concentração. Todas as imagens fazem parte de seu livro intitulado Spomenik.

23 monumentos esquecidos da ex-Iugoslávia  - Mais Imagens+ 18

Projetadas por diferentes escultores, como Dušan Džamonja, Vojin Bakić, Miodrag Zivkovic, Jordan e Iskra Grabul, e alguns arquitetos como Bogdan Bogdanovic e Gradimir Medaković, os monumentos apresentam um grande impacto visual, expondo a confiança e a força da República Socialista. 

Mitrovica. Image © Jan Kempenaers

Durante a década de 1980, estes monumentos atraíam milhões de visitantes todos os anos, especialmente jovens em busca de "educação patriótica". Após a dissolução da República, no início dos anos 90, as estruturas caíram no esquecimento, e seus significados simbólicos se perderam.

Kozara. Image © Jan Kempenaers

Entre 2006 e 2009, Kempenaers percorreu a região da antiga Iugoslávia (hoje Croácia, Sérvia, Eslovênia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro e Macedônia) carregando consigo um mapa de 1975. O resultado desta viagem é uma série fotográfica que ressuscita estas incríveis construções, hoje em um estado deteriorado e melancólico.

Grmeč. Image © Jan Kempenaers
Ilirska Bistrica. Image © Jan Kempenaers
Jasenovac. Image © Jan Kempenaers
Tjentište. Image © Jan Kempenaers
Nikšić. Image © Jan Kempenaers
Podgarić. Image © Jan Kempenaers

Referência: Crack Two

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "23 monumentos esquecidos da ex-Iugoslávia " [23 impresionantes monumentos olvidados de la ex-Yugoslavia] 06 Mar 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-180762/23-monumentos-esquecidos-da-ex-iugoslavia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.