“OMG, Who Stole My Ads?”: A apropriação do espaço público através da arte

As ruas, estações de metrô e alguns parques em Paris estão vendo sua paisagem se transformar em uma sala de exposições com a "OMG, Who Stole my Ads?" (Meu Deus, quem roubou meus anúncios?), uma intervenção do artista francês Etienne Lavie. Sua proposta é colocar pinturas clássicas francesas nas placas e outdoors de publicidade para não apenas reconquistar um lugar onde os cidadãos podem apreciar a arte, mas para permitir mais opções de apropriações dos espaços públicos.

Mais imagens e informações abaixo.

“OMG, Who Stole My Ads?”: A apropriação do espaço público através da arte - Mais Imagens+ 8

A montagem desta intervenção foi feita pelo próprio artista e corresponde à “arte urbana de guerrilha”, que consiste em transformar o espaço público através de exposições de arte. Neste trabalho, além da recuperação de espaços destinados aos cidadãos, percebeu-se a quantidade de espaços repletos de mensagens publicitárias em vez de mensagens realmente úteis aos cidadãos.

Cortesia de etiennelavie.fr

Na foto acima você podemos ver a "La Liberté guidant le peuple" (A Liberdade guiando o povo) de 1830, de Eugène Delacroix e preservada no Louvre. Em outros lugares de Paris podemos encontrar quadros de Camille Corot e Renoir.

Cortesia de etiennelavie.fr

Não existe explicação dada pelo artista sobre este trabalho. Em sua página na internet, no relatório do projeto consta apenas "blah, blah, blah", que pode ser interpretada como uma mensagem muito óbvia sem necessidade de outras explicações.

Cortesia de etiennelavie.fr

A expansão da publicidade nas cidades levou alguns artistas de rua e cidadãos a mudarem parte de seu entorno com conteúdos que realmente carreguem mensagens importantes. Em 2011, a intervenção cARTographyTO, em Toronto, também exigia melhor conteúdo nas ruas, uma vez que as autoridades não cumpriram sua promessa de usar as placas para isto.

Via Plataforma Urbana. Tradução Maria Julia Martins, ArchDaily Brasil.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Constanza Martínez Gaete. "“OMG, Who Stole My Ads?”: A apropriação do espaço público através da arte" 01 Mar 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-180147/omg-who-stole-my-ads-a-apropriacao-do-espaco-publico-atraves-da-arte> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.