Biblioteca Municipal de Ílhavo / ARX PORTUGAL

 

A Biblioteca Municipal de Ílhavo está instalada no que resta do Solar Visconde de Almeida, edifício nobre datado dos séculos XVII/XVIII e posteriormente alterado e demolido. Do edifício original subsistia apenas a fachada principal (sudeste) e a Capela, ambas em ruina. Da antiga cocheira, que rematava o conjunto a sudoeste, já nada restava, mas o que persistia do edifício eram elementos de uma arquitectura qualificada, nas proporções do desenho e elegância de todo o trabalho de cantaria.

© FG+ SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

São registos construídos que rareiam em Ílhavo, que ancoravam o palácio nas ruas e que por isso se entendeu preservar e integrar. O edifício localiza-se na periferia da actual povoação, numa zona de débil expansão urbana ainda muito desarticulada e problemática.

© FG+ SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Nesse sentido optou-se não apenas de desenhar uma biblioteca, mas antes de mais articular as volumetrias diversas do contexto, clarificar e consolidar fragmentos urbanos sem aparente sentido de conjunto.

Planta Térreo

O programa preliminar, que pela sua extensão não era possível confinar aos espaços do solar, estabelecia a intenção de construír três núcleos distintos: Biblioteca, Capela e Fórum da Juventude.

© FG+ SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Como ponto de ancoragem, dentro dos limites do antigo solar e encostados à fachada do palácio, agruparam-se as zonas administrativas, compostas por espaços mais compatíveis com a métrica dos vãos existentes, devolvendo o carácter de edifício, ao que era já um mero cenário decadente.Há contudo uma clara identificação de que se trata de uma nova arquitectura, que existe em ‘simbiose’ com as pré-existências.

© FG+ SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

A concepção do resto do edifício resulta essencialmente do nosso entendimento do seu carácter público e cívico que nos levou a reforçar o seu ‘desempenho’ urbano. No desenho dos corpos de salas de leitura e fórum da juventude, que constituem o corpo ‘exterior’ ao solar, são estabelecidas relações morfológicas directas com a envolvente.

© FG+ SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Deste modo o edifício funciona no contexto como um compatibilizador ou espécie de ‘peça de fecho’ que incorpora na sua fisionomia os ‘caprichos’ da envolvente. Nunca faria sentido noutro contexto.

© FG+ SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

A capela, pese embora o facto de ter sido espoliada dos seus elementos decorativos mais importantes, como azulejos, talhas, lápides tumulares, ou mobiliário, é restaurada na sua essência espacial preservando as evidências possíveis de uma história perdida.

© FG+ SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

O mobiliário é redesenhado e inequivocamente contemporâneo, tal como o novo retábulo de Pedro Calapez, que repõe a tipologia e sentido de policromia original.Pretende-se reactivar o culto na capela,  utilização que dela se fez até ao seu encerramento, com a demolição do palácio.

© FG+ SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Ficha técnica:

  • Arquitetos:ARX PORTUGAL - José Mateus e Nuno Mateus
  • Ano: 2005
  • Área construída: 3200 m²
  • Endereço: Avenida General Elmano Rocha Alqueidão 3830 – 198 Ílhavo Portugal
  • Tipo de projeto: Institucional
  • Operação projetual:Ampliação
  • Status:Construído
  • Materialidade: Metal e Vidro
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Avenida General Elmano Rocha Alqueidão 3830 – 198, Ílhavo , Portugal

Equipe:

  1. Arquitectura: ARX PORTUGAL, Arquitectos Lda. - Nuno Mateus, José Mateus
  2. Colaboradores: Paulo Rocha, Stefano Riva, Andreia Tomé, Gonçalo Manteigas,João Rodrigues, Marco Roque Antunes, Nuno Grancho, Pedro Sousa, Sónia Luz

Informação Complementar:

  1. Estruturas: SAFRE, Estudos e Projectos de Engenharia Lda.
  2. Instalações e Equipamentos Eléctricos e de TelecomunicaçõesSegurança Integrada: AT, Serviços de Engenharia Electrotécnica e Electrónica Lda.
  3. Instalações e Equipamentos de Águas e Esgotos: AQUADOMUS, Consultores Lda.
  4. Instalações e Equipamentos Mecânicos: PEN, Projectos de Engenharia Lda.
  5. Construtor: Ramos Catarino SA

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Biblioteca Municipal de Ílhavo / ARX PORTUGAL" 31 Dez 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-18007/biblioteca-municipal-de-ilhavo-arx-portugal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.