Palestra e lançamento do livro de Adriana Sansão no Studio-X Rio

Nesta quinta-feira, 27 de fevereiro, o Studio-X Rio promove o lançamento do livro Intervenções temporárias, marcas permanentes: apropriações, arte e festa na cidade contemporânea, de Adriana Sansão Fontes. O evento será acompanhado por uma palestra da autora.

A obra trata do espaço público contemporâneo articulando quatro abordagens: as intervenções temporárias e seu potencial transformador, o valor da condição efêmera da sociedade contemporânea, o conceito ampliado de espaço coletivo, e o conceito de amabilidade urbana, qualidade do espaço-tempo da intervenção temporária.

Apresentando essas intervenções a partir de três tipologias, as apropriações espontâneas, as intervenções de arte pública e as festas locais, o livro sustenta o argumento de que as intervenções temporárias podem deixar marcas permanentes, sejam materiais ou imateriais, potencializando os espaços urbanos enquanto locus social.

A boa vida das cidades contemporâneas contempla algo mais do que simplesmente a dimensão do cotidiano; e a qualidade artística, festiva ou subversiva que as intervenções temporárias oferecem corresponde a uma excepcionalidade na vida desses centros urbanos, um tempo especial em um espaço que se transforma. Não se vive apenas da satisfação das “mundanidades”, mas também do “inútil” que nos é presenteado pelas intervenções temporárias, e que faz desse cotidiano algo pleno e original.

Sobre o autor

Adriana Sansão Fontes é Arquiteta e Urbanista, Doutora em Urbanismo pelo PROURB-FAU/UFRJ, com Estágio Doutoral na ETSAB/UPC, em Barcelona. É Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós Graduação em Urbanismo da UFRJ. Coordena o projeto Intervenções temporárias no Rio de Janeiro contemporâneo, e tem artigos e projetos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Foi Subsecretária e Assessora de Projeto Urbano da Prefeitura de Nova Iguaçu, e recebeu prêmios no IAB-RJ e na Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.

Via Studio-X Rio

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Palestra e lançamento do livro de Adriana Sansão no Studio-X Rio" 19 Jun 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-179284/palestra-e-lancamento-do-livro-de-adriana-sansao-no-studio-x-rio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.