20 Habitações Sociais em El Saucejo / Suárez Corchete

20 Habitações Sociais em El Saucejo / Suárez Corchete - Mais Imagens+ 7

  • Arquitetos: Suárez Corchete; Suárez Corchete
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1770
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fernando Alda
  • Construtora: Construcciones Luis Cabeza, S.L., Construcciones José Cano Herrera S.L.U.
  • Orçamento Total Da Execução: 937.297,61 euros
  • Custo/M²: 529,37 euros/m²
  • Arquiteto Responsável: Fernando Suárez Corchete
  • Arquiteto Técnico: Luis Montes Martínez
  • Cidade: El Saucejo
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como premissas de projeto estão a economia, a compacidade, a flexibilidade dos espaços livres posteriores e a ideia de que a imagem externa seja a de um único edifício contínuo, não fragmentado. Uma parede branca, suave, decorada com pequenas molduras de tendência moderna pela escolha dos materiais que as compõem. 

Plantas do conjunto

As unidades estão alinhadas duas a duas de modo que os deslocamentos na geometria externa acontecem a cada par de habitações.

Cada uma das unidades apresenta uma pequena varando coberta de entrada, compartilhada com a habitação vizinha. Em planta baixa a cozinha e a sala de estar são distribuídas como a continuação do pátio posterior mais íntimo. No primeiro pavimento estão os três quartos e o banheiro, sendo o quarto principal aberto, também, para a rua. 

© Fernando Alda 

Os vazios na fachada foram compostos como molduras modernas em uma parede branca, suave, abstrata, ajudando a diminuir os recortes produzidos a cada duas unidades

No fundo do lote há um pátio que possibilita a criação de um jardim muito conectado com as habitações.

© Fernando Alda 

Regeneração Urbana

El Saucejo tem uma importante comunidade cigana que vive em um bairro muito deteriorado, e a construção de novas unidades de habitação no bairro foi uma aposta da Administração Pública para melhorar as condições de vida no entorno. 

Esta edificação de habitações sociais para a comunidade cigana se encontra no mesmo bairro periférico onde a comunidade já vive. Bairro onde as formas de morar estão a meio caminho entre a habitação tradicional (com a mínima qualidade exigida) e o barraco autoconstruído.

© Fernando Alda 

Construção na periferia

Na periferia o urbano se dilui, torna-se selvagem, vago, ambíguo. Opta-se pela busca da referência, um bloco compacto na cor branca com uma grande presença desde as rodovias próximas ao município. 

Este volume divide o solo urbano do solo agrícola, atuando por sua vez como uma muralha visual das zonas periféricas e dos subúrbios totalmente degradados. A paisagem é integrada, resultando em perspectivas mais sugestivas em direção à cidade. 

Corte

Construção com o clima

A habitação se abre para o pátio posterior orientado para sudeste e para a paisagem, que favorece um bom aproveitamento da luz e do calor solar durante as diferentes estações do ano. Por outro lado, na fachada principal, à nordeste, os vazios são menores, diminuindo ganhos térmicos desfavoráveis.

Garante-se um bom comportamento climático da habitação através da ventilação cruzada do pátio posterior até a varanda da entrada das unidades.

© Fernando Alda 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:El Saucejo, Sevilha, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "20 Habitações Sociais em El Saucejo / Suárez Corchete" [20 Viviendas Sociales en El Saucejo / Suárez Corchete] 25 Fev 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-179191/20-habitacoes-sociais-em-el-saucejo-slash-suarez-corchete> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.