Abrigos de Trânsito na University Boulevard / PUBLIC Architecture + Communication

Abrigos de Trânsito na University Boulevard / PUBLIC Architecture + Communication   - Imagem 2 de 14Abrigos de Trânsito na University Boulevard / PUBLIC Architecture + Communication   - Imagem 3 de 14Abrigos de Trânsito na University Boulevard / PUBLIC Architecture + Communication   - Imagem 4 de 14Abrigos de Trânsito na University Boulevard / PUBLIC Architecture + Communication   - Imagem 5 de 14Abrigos de Trânsito na University Boulevard / PUBLIC Architecture + Communication   - Mais Imagens+ 9

Vancouver, Canadá
  • Arquitetos: PUBLIC Architecture + Communication
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Krista Jahnke
  • Equipe De Projeto: John Wall, AIBC, Brian Wakelin, AIBC, Christopher Sklar, UBC Properties Trust, University of British Columbia
  • Engenheiro Estrutural: Fast + Epp Structural Engineers
  • Paisagista: PFS Studio
  • Engenheiro Civil: CORE Group Consultants
  • Cliente: UBC Properties Trust, University of British Columbia
  • Cidade: Vancouver
  • País: Canadá
Mais informaçõesMenos informações
Abrigos de Trânsito na University Boulevard / PUBLIC Architecture + Communication   - Imagem 4 de 14
© Krista Jahnke

Descrição enviada pela equipe de projeto. O campus UBC está cheia de buracos. Alguns estão abaixo do chão onde canteiros de obras 'pipocam' em quase todos os cantos do campus. Alguns estão no grau onde a figura histórica do solo é uma mescla de formas de construção, becos sem saída e bairros acadêmicos desconexos. Alguns estão ainda mais acima, fora da terra - flutuando na copa da árvore.

Abrigos de Trânsito na University Boulevard / PUBLIC Architecture + Communication   - Imagem 9 de 14
Implantação

A Universidade tem trabalhado arduamente para colmatar estas lacunas em seu tecido, liderando uma grande revisão e uma miríade de melhorias na esfera pública para a vida do estudante. Uma das missões mais importantes está na entrada principal do campus na University Boulevard. Pequenas, mas intrínsecas a reurbanização do Boulevard, são as duas inserções estratégicas na infra-estrutura de trânsito que fornecem abrigo coberto para um circuito de autocarro elétrico. Os abrigos de trânsito funcionam como uma extensão conceptual da linha de árvores Katsura vizinha. Colunas de aço delgados estão dispostas em uma linha escalonada e suportam uma estrutura celular de madeira de grandes dimensões revestida em vidro.

Abrigos de Trânsito na University Boulevard / PUBLIC Architecture + Communication   - Imagem 5 de 14
© Krista Jahnke

De longe, o vidro reflete e preenche as lacunas nas árvores ao redor, mas aproximando-se, a madeira é revelada e cria o efeito de estar andando debaixo de ramos. Os abrigos ajudam a criar um longo espaço coberto, dando continuidade a copa dos edifícios adjacentes que descem a avenida até o centro do campus, enquanto a calçada permanece praticamente ininterrupta pela estrutura vertical, reduzindo os obstáculos ao tráfego pesado de pedestres.

Abrigos de Trânsito na University Boulevard / PUBLIC Architecture + Communication   - Imagem 3 de 14
© Krista Jahnke

Os abrigos buscam criar o tipo de equilíbrio visual entre o padrão regular e aleatório que são encontrados na natureza. Com a copa das árvores como ponto de partida, a exploração estrutural começou como uma série de vigas, e em seguida, as vigas conectadas seguraram o vidro. Nós procuramos imbuir esta grade estrutural com movimento e, acima de tudo, criar um projeto que funcione tanto visualmente e quanto estruturalmente.

Abrigos de Trânsito na University Boulevard / PUBLIC Architecture + Communication   - Imagem 8 de 14
Cortesia de PUBLIC

Após uma série de explorações de padrão, análises estruturais e fabricação de cenários, a forma emergiu foi um único pentágono rotacionado e invertido ao longo de suas bordas. Isto produziu um módulo regular para facilitar o fabrico e um arranjo aleatório para um movimento visual. Ele se repete sem se tornar repetitivo. A fim de manter os abrigos leves e aerodinâmicos, e para dotar a copa de uma qualidade flutuante, elementos estruturais assumiram tarefas múltiplas; colunas agem como condutores de águas pluviais, as bancadas dúcteis pré-moldadas suportam as camadas de aço e ambos se encaixam entre o espaçamento das colunas para fornecer um quebra-vento.

Abrigos de Trânsito na University Boulevard / PUBLIC Architecture + Communication   - Imagem 12 de 14
Corte

Um sistema de parafusos auto-perfurantes tornou a construção possível ao aplicar 12.000 parafusos diretamente nas placas de aço, criando uma conexão do momento e eliminando a possibilidade de deflexão ou qualquer deformação que poderia ocorrer com a utilização de uma ligação aparafusada típica. O abrigo fala mais sobre a carpintaria do que sobre a tectônica da madeira, conexões ocultas no lugar de conexões expressas para alcançar um ajuste ideal entre os segmentos e manter a aparência monolítica da estrutura de madeira celular.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:University Boulevard, UBC, Vancouver, BC, Canadá

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Abrigos de Trânsito na University Boulevard / PUBLIC Architecture + Communication " [University Boulevard Transit Shelters / PUBLIC Architecture + Communication ] 25 Fev 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-179035/abrigos-de-transito-na-university-boulevard-slash-public-architecture-plus-communication> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.