Vídeo: Archilapse - The Fragrante House

Uma tentativa de transmitir, através do vídeo, a vida de uma obra de arquitetura. Esta é a ambição do arquiteto e fotógrafo de arquitetura português Ricardo Oliveira Alves, que vem utilizando a técnica do timelapse como um meio de registrar obras de arquitetura.

O Archilapse oferece um registro rico e dinâmico das edificações, capturando atmosferas que nem sempre são visíveis através da fotografia, mas que, sem dúvida, são sentidas pelos usuários.

O mais interessante nesta técnica de fotografia e vídeo aplicada à arquitetura é a percepção do tempo, ressaltada pelas mudanças de luz e sombras na geometria dos espaços construídos. O movimento das sombras projetadas nos interiores e exteriores contribui para a compreensão de como o tempo passa para os edifícios.

Quando perguntado do porquê do timelapse, Ricardo explica: “Porque nós sentimos o tempo passar, pelas mudanças na luz, mas não conseguimos seguir esse movimento a olho nu. Acho interessante que se consiga ver quatro horas em apenas 30 segundos, por exemplo”.

Ricardo é mais um dos muitos arquitetos que se distanciaram do projeto de edificações (trabalhou nesta área durante dez anos). Hoje, além de trabalhar como fotógrafo de arquitetura, trabalha com música e é um dos fundadores do projeto YouCook, onde publica vídeos de receitas simples online. Voltar a trabalhar em projetos “está fora de questão”, pelo menos neste momento; para voltar teria que estar acompanhado de uma “equipe fantástica” e, sobretudo, “ter clientes”.

O Archilapse acima mostra a Casa Fragrante, projetada pelo atelier português Rebelo de Andrade. Acompanhe o trabalho de Ricardo pela página oficial do fotógrafo.

Referência: P3

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Vídeo: Archilapse - The Fragrante House " 21 Fev 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-178575/video-archilapse-the-fragrante-house> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.