Tete in L'air / KOZ Architectes

Tete in L'air / KOZ Architectes - Imagem 2 de 24Tete in L'air / KOZ Architectes - Imagem 3 de 24Tete in L'air / KOZ Architectes - Imagem 4 de 24Tete in L'air / KOZ Architectes - Imagem 5 de 24Tete in L'air / KOZ Architectes - Mais Imagens+ 19

  • Colaboradores: Christophe Ouhayoun & Nicolas Ziesel, Jean-Francois Laurent
  • Cliente: SIEMP
  • Cidade: Paris
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Tete in L'air / KOZ Architectes - Imagem 4 de 24
© Cécile Septet

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto localiza-se em um antigo bairro da classe trabalhadora no norte de Paris, em um terreno profundo e estreito.

Tete in L'air / KOZ Architectes - Imagem 13 de 24
Edifício Original

Os edifícios existentes estavam em uma condição muito precária. No entanto, o briefing exigiu a preservação do edifício na rua para reter seu espírito pitoresco. Tivemos, também, uma sensação de que tinha havido uma vida social rica e densa aqui dentro que nos inspirou.

Tete in L'air / KOZ Architectes - Imagem 17 de 24
Corte

Nosso primeiro objetivo era criar um jardim generoso, aberto para o sul. É o caminho natural dos habitantes e funciona como um espaço intermediário entre a rua e o espaço íntimo do lar. Todas as salas de estar são abertas para ele, para conectarem-se a este pequeno pedaço de natureza urbana e aos vizinhos.

Tete in L'air / KOZ Architectes - Imagem 20 de 24
Detalhe

O edifício existente no lado da rua foi totalmente reformulado para acomodar apartamentos respondendo os padrões de vida atuais. Ele também ganha uma varanda com pé direito duplo com vista para o jardim e para a rua, e - mais importante - para fornecer acesso durante a construção do novo edifício ao longo do jardim.

Tete in L'air / KOZ Architectes - Imagem 19 de 24
Detalhe

A principal característica deste novo edifício é ser 100% em madeira. Uma forte convicção da nossa parte de que este material combina benefícios ecológicos e estéticos incomparáveis​, mas uma façanha em um país onde todos os regulamentos e hábitos de construção giram em torno do concreto! Do piso ao teto, tivemos que inventar novas soluções para resolver problemas estruturais, acústicos e térmicos. Uma espécie de uso de alta tecnologia de um material de baixa tecnologia, trazendo o desempenho ambiental global, excedendo os padrões atuais.

Tete in L'air / KOZ Architectes - Imagem 9 de 24
© Cécile Septet

Mesmo que um edifício em madeira requeira um alto grau de disciplina e rigor, o ritmo lúdico das caixas de madeira que pontuam a fachada perturbam a ordem construtiva racional e dão lugar a um caráter espontâneo. A posição aleatória das caixas fazem com que o layout de cada apartamento seja único e permite diferentes usos. Pequenos pátios na parte traseira do edifício abrigam os jardins privados, no piso térreo, e ajudam a trazer luz natural para todos os banheiros.

Tete in L'air / KOZ Architectes - Imagem 6 de 24
© Cécile Septet

A colocação gráfica do revestimento de madeira fragmenta ainda mais a percepção do volume construído, dá um tom calmo e valoriza a presença da madeira natural bruta. Ela ajuda a misturar a arquitetura com o jardim e forma o caminho ondulado de madeira e o terraço, flutuando ao redor de árvores delicadas e flores silvestres. Assim, torna o nosso jardim uma espécie de sala de estar ao ar livre, dando boas-vindas para a pequena comunidade de habitantes. Em última análise, afirmamos que a habitação social ainda pode ser o lugar para promover utopias sensíveis de pequena escala de bem-estar e orgulho.

Tete in L'air / KOZ Architectes - Imagem 23 de 24
Modelo Estrutural

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:94 Rua Philippe de Girard, 75018 Paris, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Tete in L'air / KOZ Architectes" [Tete in L'air / KOZ Architectes] 20 Fev 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-178206/tete-in-lair-slash-koz-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.