Cineteca Nacional S. XXI / Rojkind Arquitectos

Cineteca Nacional S. XXI / Rojkind Arquitectos - Mais Imagens+ 30

Cidade do México, México
  • Arquitetos: Rojkind Arquitectos; Rojkind Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  49000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Agr, Arquimart, Basaltec, CICCSA, Comex, Construlita, DXV, Decoration Gerard, Grupo Baysa, Ideal Standard, NOVIDESA, Nucleos Integrales, Otis, Porcelanosa Grupo, Rolan, Todo Metal, Vialdi
  • Equipe De Projeto: Gerardo Villanueva, Barbara Trujillo, Alfredo Hernández, Diego Leal, Andrea León, Rodrigo Medina, Philipp Schlauch, Beatriz Zavala, Birgit Hammer, Juan Manuel Ortuño, David Stalin, Alonso de la Fuente, Rafael Cedillo, Arie Willem de Jongh, Victor Martínez, Adrian Aguilar, David Guardado
  • Mídia: Monique Rojkind, Cynthia Cardenas, Dolores Robles, Rosalba Rojas
  • Diretor Do Projeto De Interiores: Alberto Villareal Bello
  • Equipe Do Projeto De Interiores: Isaac Smeke, Felipe Castañeda, Emilia Franssen, Alejandra Hernández
  • Colaboração Do Projeto De Interiores: Esrawe Studio
  • Engenharia Estrutural: CTC Ingenieros
  • Estrutura Da Cobertura: Studio NYL
  • MEP: IPDS
  • Consultoria De Paisagismo: Ambiente Arquitectos
  • Consultoria A/V : Auerbach Pollock Friedlander
  • Consultoria De Acústica: Seamonk
  • Consultoria De Iluminação: Ideas y Proyectos en Luz
  • Design Gráfico: Citrico + Welcome Branding
  • Sócio Fundador: Michel Rojkind
  • Sócio: Gerardo Salinas
  • Cidade: Cidade do México
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Desde sua reabertura, o número de visitantes à Cineteca Nacional Siglo XXI continua a surpreender, com um total de 806.803 espectadores em 2013 - um aumento de 29,22% em relação ao ano anterior e 1.287 filmes a mais em cartaz.

© Rojkind Arquitectos. Photo: Paul Rivera

Um cronograma de obras de 10 meses apressou a equipe de construção para que o projeto fosse executado antes do fim do mandato do Presidente Felipe Calderón em Dezembro de 2012. Como resultado, alguns aspectos do projeto foram postergados ou excluídos para que a construção fosse concluída a tempo. Por sorte - e algo incomum em projetos que passam de uma administração para outra no México - a administração do novo governo se comprometeu em concluir a obra segundo o projeto original. A construção deve ser concluída na segunda metade deste ano.

Planta do térreo

Cineteca Nacional S. XXI / Rojkind Arquitectos - Mais Imagens+ 30

Embora o projeto não esteja completamente concluído, a equipe de projeto está entusiasmada com o modo como a Cineteca já mudou a comunidade. " É um espaço muito democrático, muito social", disse Gerardo Salinas sócio na Rojkind Arquitectos. "Quando nós propusemos esta ideia, as autoridades do governo tinham muitas dúvidas de que áreas como o anfiteatro externo pudesse ser usado por alguém." Mas é precisamente isso que acontece, diz ele.

© Rojkind Arquitectos. Photo: Jaime Navarro

Localizado no quadrante sul da Cidade do México, o Arquivo Nacional do Cinema e o Instituto de Cinema do México são o lar da maior herança cinematográfica da América Latina. Seu campus ocupa um terreno subutilizado de dimensões consideráveis na cidade de Xoco. Esta histórica cidade, outrora circundada por terras cultivadas, agora se encontra mergulhada no espraiamento urbano e enfrenta a extinção devido a pressões políticas e econômicas dos empreendedores e autoridades municipais que cobiçavam o privilegiado local onde o campus foi construído. 

O complexo existente data de 1982 e foi parcialmente destruído por um incêndio devastou a maior parte de seus arquivos.

Diagram

Enfrentando uma renovação completa, o projeto original da Cineteca incluída a expansão e renovação do complexo existente, incorporando outras quatro salas de projeções. Em resposta à condição urbana imediata, foram necessários trabalhos de restauração que reivindicaram parte do terreno como espaço público, criando um respiro em meio à densa malha urbana.

© Rojkind Arquitectos. Photo: Paul Rivera

Primeiramente, o estacionamento foi concebido como uma estrutura de seis pavimentos, liberando 40% do terreno. Em seguida, a entrada posterior para pedestres, localizada do outro lado da rua foi reativada - 70% dos funcionários da Cineteca usam transporte público e chegam à pé ao trabalho. O espaço reivindicado agora recebe o novo programa organizado ao longo de dois eixos.

Section 1
Section 2

A intersecção dos eixos se torna uma nova praça pública de 80m x 40m, abrigada das intempéries por uma cobertura que conecta o complexo preexistente às salas de projeção. O novo foyer pode acomodar opções adicionais de programas, como concertos, teatros, exposições, etc. "Não queríamos que parecesse um lobby de um cinema comercial, queríamos que fosse mais como um campus universitário, com tudo livre, disperso em um parque", disse o diretor de projeto Michel Rojkind.

Um anfiteatro externo, um cuidadoso tratamento paisagismo e espaços comerciais foram incorporados ao programa original, expandindo as possibilidades de interação e trocas culturais e sociais, proporcionando ao complexo uma atmosfera de campus universitário. 

© Rojkind Arquitectos. Photo: Jaime Navarro

As novas salas de projeção acomodam 180 pessoas cada, e as salas preexistentes foram remodeladas. O complexo acomoda 2.495 espectadores nas salas internas. O anfiteatro externo tem capacidade para 750 pessoas. 

© Rojkind Arquitectos. Photo: Jaime Navarro

As milhares de pessoas que usam a passam pelo terreno todos os dias agora encontram um espaço público livre e acolhedor: transeuntes ainda passam pelo campus pelas manhãs e final da tarde, funcionários de um hospital próximo usam os espaços externos para almoçar, estudantes usam o espaço durante as tardes e cinéfilos frequentam os eventos ao ar livre à noite. As instalações acrescentadas transformaram o campus em um espaço de encontro não apenas para espectadores, mas também para os habitantes de Xoco e trabalhadores que agora contam com um espaço de apropriado, que funciona como se fosse o quintal de cada uma das pessoas.

© Rojkind Arquitectos. Photo: Jaime Navarro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Avenida México, Benito Juarez, Cidade do México, Distrito Federal, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cineteca Nacional S. XXI / Rojkind Arquitectos" [Cineteca Nacional Siglo XXI / Rojkind Arquitectos] 19 Fev 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-178121/cineteca-nacional-s-xxi-slash-rojkind-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.