44 Unidades de Habitação Social / Cristina Argos Moras, María Loriente López

44 Unidades de Habitação Social  / Cristina Argos Moras, María Loriente López - Imagem 2 de 1944 Unidades de Habitação Social  / Cristina Argos Moras, María Loriente López - Imagem 3 de 1944 Unidades de Habitação Social  / Cristina Argos Moras, María Loriente López - Imagem 4 de 1944 Unidades de Habitação Social  / Cristina Argos Moras, María Loriente López - Imagem 5 de 1944 Unidades de Habitação Social  / Cristina Argos Moras, María Loriente López - Mais Imagens+ 14

  • Arquiteto Responsável: Cristina Argos Moras, María Loriente López
  • Arquiteto Técnico: Miguel Herranz, Paul Cornu
  • Estruturas: ATECO S.L
  • Construtora: Urbanización Moravella S.L (RM Construcción)
  • Cidade: Manzanera
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
44 Unidades de Habitação Social  / Cristina Argos Moras, María Loriente López - Imagem 11 de 19
Implantação

O edifício se localiza em um novo tecido urbano da cidade de Terual e conta com 44 unidades se habitação social, 44 salas comerciais e 65 vagas de estacionamento.

A organização interna dos diferentes espaços responde à relação do edifício com o ambiente em diferentes orientações, fechando-se para norte e abrindo-se para sul.

44 Unidades de Habitação Social  / Cristina Argos Moras, María Loriente López - Imagem 6 de 19
© Jesús Granada

Três tipologias habitacionais foram desenvolvidas para cumprir o mesmo programa - composto por uma sala de jantar, cozinha, três quartos e dois banheiros.

Todas as unidades contam com um espaço privado no terraço - voltado para sul - que se conecta à área de estar, constituindo a relação exterior-interior das unidades.

44 Unidades de Habitação Social  / Cristina Argos Moras, María Loriente López - Imagem 3 de 19
© Jesús Granada

O acesso aos corredores se dá através da varanda, que constitui uma das frentes da quadra.

O térreo comercial proporciona ao edifício uma relação mais forte com o ambiente urbano e com a paisagem.

44 Unidades de Habitação Social  / Cristina Argos Moras, María Loriente López - Imagem 5 de 19
© Jesús Granada

Projeto Bioclimático | Certificado A de Energia

O projeto construtivo dá ênfase no uso de sistemas passivos para melhorar o conforto térmico e acústico do edifício. 

Assim, define-se uma fachada externa ventilada, composta por placas cerâmicas extrudadas, uma camada de blocos de concreto perfurado e lã de rocha, e um revestimento interno capaz de se ajustar às partições dos ambientes.

44 Unidades de Habitação Social  / Cristina Argos Moras, María Loriente López - Imagem 7 de 19
© Jesús Granada

O jogo de terraços voltados a sul atua como uma proteção passiva contra a incidência solar excessiva no verão. A dupla orientação das habitações permite ventilação cruzada e melhores condições de iluminação. 

As unidades apresentam esquadrias de alumínio que evitam pontes térmicas e vidros de baixa emissividade na fachada norte.

O sistema de aquecimento com biomassa apresenta níveis mais baixos de emissão de CO2, além de contribuir com uma atividade econômica sustentável, pois utiliza os resíduos da agricultura.

44 Unidades de Habitação Social  / Cristina Argos Moras, María Loriente López - Imagem 8 de 19
© Jesús Granada

O aquecimento do piso melhora o conforto térmico e contribui com a economia de energia. Além disso, uma camada de 3cm de isolamento térmico reduz drasticamente a transmissão de ruídos, ajudando a melhorar as qualidades acústicas do edifício.

A redução da demanda de ar-condicionado através da aplicação de um projeto bioclimático e sistemas passivos, somado a melhorias em sistemas de geração envolvendo reduções significativas nas emissões de CO2, fazem com que o edifício receba nota "A" de Classificação Energética.

44 Unidades de Habitação Social  / Cristina Argos Moras, María Loriente López - Imagem 18 de 19
Diagrama 2

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Plaza de la Cultura, Teruel, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "44 Unidades de Habitação Social / Cristina Argos Moras, María Loriente López" [44 Social Housing Units / Cristina Argos Moras, María Loriente López] 20 Fev 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-177914/44-unidades-de-habitacao-social-slash-cristina-argos-moras-maria-loriente-lopez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.