Casa Aroeira III / ColectivArquitectura

Casa Aroeira III / ColectivArquitectura - Imagem 2 de 33Casa Aroeira III / ColectivArquitectura - JanelaCasa Aroeira III / ColectivArquitectura - Escada, Janela, CorrimãoCasa Aroeira III / ColectivArquitectura - PrateleiraCasa Aroeira III / ColectivArquitectura - Mais Imagens+ 28

  • Arquitetos: ColectivArquitectura; ColectivArquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  407
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011

Dos arquitetos. Situado num denso pinhal, o lote hexagonal não apresentava referências para a escolha do local para implantação. A construção ficou condicionada pela ‘zona de ocupação’ definida pelo respectivo Plano de Pormenor – um círculo de 12,50 m de raio com centro no hexágono que define o perímetro do lote.

Casa Aroeira III / ColectivArquitectura - Jardim
© Fernando Guerra | FG+SG

Para tirar partido das características do lote, da exposição solar, do declive natural do terreno e da envolvente próxima, optou-se por definir um volume em que a horizontalidade predomina e que, embora desdobrado em dois níveis, faz prevalecer a imagem de construção térrea, por enterrar parcialmente o piso de cota inferior, contrastando com a verticalidade do arvoredo existente.

Casa Aroeira III / ColectivArquitectura - Fachada, Janela
© Fernando Guerra | FG+SG

A construção, com estrutura em betão armado, aparente no piso inferior, assumindo a função do material, e com estrutura e revestimento em madeira de Cumarú no piso superior - apresentando vantagens significativas em conforto térmico e acústico -, desenvolve-se em forma de ‘U’, definido por três volumes que se intersectam, formando um pátio aberto a Poente e contido, a Sul, pela piscina.

Implantação

O piso 0, parcialmente enterrado, é ocupado por um compartimento para arrumos na zona que funciona em cave, pela garagem com capacidade para dois automóveis e pelo vestíbulo de entrada, ambos com o acesso virado a Norte, por um quarto de apoio com instalação sanitária privativa e por um compartimento que funciona simultaneamente como zona para tratamento de roupas e como instalação sanitária de apoio à piscina, situada a nascente. Existe ainda um pequeno compartimento para os equipamentos da piscina, com acesso apenas pelo exterior.

Casa Aroeira III / ColectivArquitectura - Janela, Fachada, Aido
© Fernando Guerra | FG+SG

No piso superior, as zonas de não permanência, como o vestíbulo e parte das circulações, ficam viradas a Norte. O quarto principal, com instalação sanitária de apoio, fica a Sul e Poente, os restantes dois quartos, também a Sul, encontram-se virados para o pátio, a cozinha está virada a Nascente e Sul, e a sala comum a Sul e Norte, tirando partido do enfiamento visual sobre a piscina, sobre um dos campos de golfe do loteamento e ainda sobre o pátio.

Casa Aroeira III / ColectivArquitectura - Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

A intervenção ao nível dos arranjos exteriores, contempla um acesso automóvel à área Norte do lote e na generalidade foi orientada para manter, reforçar e valorizar as espécies vegetais existentes.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Aroeira III / ColectivArquitectura" 17 Fev 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-177732/casa-aroeira-iii-slash-colectivarquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.