Uma horta urbana sob o metrô de Londres

Nos últimos anos temos visto um grande aumento do número de hortas nas zonas urbanas. Mas não apenas o número de hortas urbanas aumentou como também cada vez mais novos lugares estão sendo explorados, lugares que antes não eram considerados como uma opção, mas que possuem todo o potencial para serem regenerados como lugares de cultivo. É precisamente isso que estão fazendo dois empresários londrinos, ao recuperar um refúgio antiaéreo da II Guerra Mundial construído a mais de 30 metros de profundidade abaixo de uma estação de metrô de Londres.

Mais detalhes desse impressionante projeto, a seguir.

Muitos acreditam que o subterrâneo é um lugar pouco provável para cultivar. Entretanto, os empresários Richard Ballard e Steven Dring romperam com todos os preconceitos ao reutilizar os túneis feitos entre 1940 e 1944 localizados abaixo da linha norte do metrô da cidade, na altura da estação Clapham North.

Nesses túneis, que têm uma extensão equivalente a 2,5 hectares e que foram construídos como um refúgio para 8.000 pessoas, eles começaram os trabalhos para desenvolver o projeto “Growing Underground”.

Para condicionar o espaço às necessidades das plantas e verduras que serão cultivadas, os empresários se uniram ao chef Michel Roux Jr., que está os assessorando nas questões de iluminação, ventilação e irrigação para que sigam a linha sustentável que buscam para a horta.

Cortesia de westerndailypress.co.uk

Por esse motivo, optou-se por instalar luzes LED que permitem manter uma temperatura média de 20°C e que mantem afastadas as pragas mais comuns que se encontram nos campos, evitando o uso de pesticidas. Caso seja requerida uma temperatura mais alta durante nos meses de inverno, não será necessário ter novos gastos energéticos, porque como a horta está abaixo da linha do metrô o calor desses túneis poderá ser desviado para alguns metros mais abaixo.

Por serem cultivadas através de um sistema hidropônico, necessita-se apenas de um pouco de água para as raízes, que depois produzem seus próprios nutrientes.

Cortesia de dailymail.co.uk

A redução da emissão de carbono durante o transporte dos alimentos também será um ponto importante nesse projeto, já que a apenas 3km da horta está o Covent Garden, um dos mercados atacadistas  mais importantes da cidade.

Os primeiros a provar as verduras que já foram coletadas foram os empresários e o chef Roux Jr., que esperam lançar sua primeira grande produção em março. Para acelerar o processo, seus criadores lançaram o projeto na plataforma de financiamento coletivo Crowdcube, com o nome "Zero Carbon Food".

O vídeo abaixo, feito pelo jornal britânico The Daily Telegraph, mostra a entrada dos túneis e a horta.

Cortesia de dailymail.co.uk

Via Plataforma Urbana. Tradução Camilla Ghisleni, ArchDaily Brasil.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Constanza Martínez Gaete. "Uma horta urbana sob o metrô de Londres" 18 Fev 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-177606/uma-horta-urbana-sob-o-metro-de-londres> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.