Museu do Planejamento Urbano / Architects Collective

 

A proposta projetada por Architects Collective, para o Museu de Planejamento Urbano em Dalian na China foi finalista do concurso.

Cortesia de Architects Collective

A  proposta prevê a entrada para o centro da cidade, redirecionando uma série de ruas importantes para a avenida principal e o edifício como centro das atenções.

Cortesia de Architects Collective

A “pele” que constitui este edifício é composta de um cuidadoso arranjo de superfícies triangulares transparentes e opacas – alternadas, que se abrem e fecham e revelam o interior do museu para o contexto urbano. Esta estratégia simples, evita o super aquecimento no verão e permite a entrada de luz no inverno.

Cortesia de Architects Collective

O edifício foi projetado utilizando métodos de alta tecnologia para minimizar o consumo de energia e criar ambientes  interiores que sejam confortáveis e estáveis.  A principal intenção foi a de criar um edifício público com espaços contínuos entre o interior e o exterior criando novas relações físicas com o contexto. Isso é enfatizado nos espaços interiores, com lounges, varandas, pontes e plataformas que ajudam a orientar o visitante e criar relações visuais com a cidade.

Cortesia de Architects Collective

O exterior do edifício foi formado pela rotação dos últimos três níveis para a rede urbana e, em seguida, conectando as esquinas destas caixas em diagonais espaciais, criando um espiral contínuo vertical. A composição de triângulos abertos e fechados evita o excesso de iluminação no verão, mas permite uma boa provisão de luz no inverno.

Cortesia de Architects Collective

 

Ficha técnica:

Equipe:

Equipe: Andreas Frauscher, Patrick Herold, Richard Klinger, Kurt Sattler, Matthew Tam

Text Message Html

Cita: Joanna Helm. "Museu do Planejamento Urbano / Architects Collective" 30 Dez 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-17753/museu-do-planejamento-urbano-architects-collective> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.