Casa em Ontinyent / Borja García

Casa em Ontinyent / Borja García - Imagem 2 de 20Casa em Ontinyent / Borja García - Imagem 3 de 20Casa em Ontinyent / Borja García - Imagem 4 de 20Casa em Ontinyent / Borja García - Imagem 5 de 20Casa em Ontinyent / Borja García - Mais Imagens+ 15

Ontinyent, Espanha
  • Arquitetos: Borja García
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  550
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
Casa em Ontinyent / Borja García - Imagem 6 de 20
Cortesia de Borja García

Descrição enviada pela equipe de projeto. O núcleo do projeto é um grande espaço aberto no térreo e uma escada escultural feita de concreto que leva os visitantes ao pavimento superior. Os materiais, com predominância do branco, são sempre expostos e honestos. O porão, um grande espaço aberto entre paredes de concreto, conecta a casa à piscina. Esta, de concreto branco, simboliza uma grande superfície branca flutuante.

Casa em Ontinyent / Borja García - Imagem 7 de 20
Cortesia de Borja García

Estamos no centro histórico de Ontinyent (Valência), em uma antiga fábrica de tecidos convertida na sede da fabricante de móveis Gandia Blasco. O objetivo do projeto é integrar a nova atividade residencial no edifício existente. Por isso, a casa é proposta como uma extensão do sistema modular e estrutural do antigo edifício. 

Casa em Ontinyent / Borja García - Imagem 8 de 20
Cortesia de Borja García

A casa se localiza entre empenas de 22 x 7 metros e apresenta cinco níveis construídos. A distribuição é solucionada através de um simples diagrama em faixa que transpassa a casa, desenhando os espaços menores (banheiros, lavanderia, etc.). O restante dos cômodos fazem frente para as duas fachadas, deixando a área central da construção reservada para a escada de concreto.

Casa em Ontinyent / Borja García - Imagem 9 de 20
Cortesia de Borja García

O pavimento térreo conta com algumas áreas sociais que se voltam para um espaço vertical delimitado por um enorme mural que conta a história da companhia. Todos os materiais foram cuidadosamente escolhidos para garantir a coerência entre o projeto é a antiga fábrica. 

Casa em Ontinyent / Borja García - Imagem 10 de 20
Cortesia de Borja García

A piscina de concreto branco tem proporções que dialogam com a fachada posterior. Além disso, a escada de acesso é uma continuação do sistema construtivo usado no interior do projeto.

Casa em Ontinyent / Borja García - Imagem 18 de 20
Cortesia de Borja García

O resultado é uma casa com um projeto simples, mas com uma solução construtiva poderosa que lhe confere identidade e caráter.

Casa em Ontinyent / Borja García - Imagem 19 de 20
Planta do térreo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Ontinyent / Borja García" [House in Ontinyent / Borja García] 17 Fev 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-176995/casa-em-ontinyent-slash-borja-garcia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.