Edifício de Rino Levi na Rua Augusta será demolido

O importante legado arquitetônico de Rino Levi está perdendo mais uma de suas obras. O discreto edifício Nicolau Schiesser, localizado na Rua Augusta, em São Paulo, de 1933 começa a ser demolido.

Com 81 anos de idade, esta obra de Levi imergiu no anonimato durante os anos 80, após 50 gloriosos anos em que foi reconhecido pelas suas sacadas curvas e linhas delicadas. Acompanhando o frenesi da Augusta dos anos 80, os donos dos apartamentos começaram a estabelecer comércios voltados para a calçada, descaracterizando o desenho original de Levi.

Fachada descaracterizada. Image Cortesia de saopauloantiga.com.br

Este é, tristemente, mais um exemplo do fenômeno que vem pondo abaixo diversos outros edifícios na Rua Augusta para dar lugar a construções muito mais altas e que, frequentemente, não se relacionam muito bem com a rua e a escala do pedestre, essenciais para a atmosfera da famosa rua paulistana.

Vista a partir da calçada em 1934. Image Cortesia de saopauloantiga.com.br

A morte do edifício Nicolau Schiesser é apenas mais uma no legado construído de Rino Levi. No início dos anos 70 o edifício Columbus de 1932, conhecido por seus 12 pavimentos de granito e mármore, foi ao chão na Avenida Brigadeiro Luís Antônio. Semelhante desfecho tiveram a casa do arquiteto, de 1944 e a casa Ferrabino, de 1931, ambas no Jardim Europa.

Planta baixa. Image Cortesia de saopauloantiga.com.br

Em 2010, sete obras de Rino Levi foram tombadas, e desde então não podem sofrer alteração alguma, como as que descaracterizaram o edifício que agora encontra seu fim na Rua Augusta.

Corte transversal. Image Cortesia de saopauloantiga.com.br

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Edifício de Rino Levi na Rua Augusta será demolido" 12 Fev 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-176625/edificio-de-rino-levi-na-rua-augusta-sera-demolido> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.