Urbanização de Îlot P em Lyon Confluence / Mateo Arquitectura e Dominique Perrault Architecture

 

Em setembro passado, Mateo Arquitectura apresentou em conjunto com o escritório francês Dominique Perrault Architecture a proposta para o projeto de urbanização de Îlot P em Lyon Confluence, ao sul da cidade de Lyon.

Este concurso faz parte do processo de renovação urbana que está ocorrendo em toda área de Lyon Confluence e pretende deixar para trás o passado industrial da área. O projeto requeria o desenvolvimento de uma quadra ( Îlot P) incluindo habitação, comércio e escritórios (divididos em duas edificações), além das áreas ajardinadas. A proposta foi classificada como finalista.

Implantação

O projeto propõe a construção de um edifício A dedicado principalmente à habitação, mas também com uma área destinada à pequenos escritórios. Já o edifício B consiste em escritórios e espaços comerciais. Um dos principais requisitos do projeto foi a sustentabilidade, portanto, a estratégia utilizada foi a de explorar as coberturas e fachadas para a instalação de células solares fotovoltaicas para otimizar o consumo de energia.

Esquema dos Edifícios A e B

O edifício A, desenhado por Josep Lluís Mateo, é delimitado pela ferrovia de um lado – um eixo de circulação que conecta com o centro da cidade – , e do outro lado, o limite é o  rio. Esta localização influencia na distribuição do edifício, de forma que as  unidades residenciais são voltadas para o rio e suas excelentes visuais, enquanto os escritórios estão orientados para a ferrovia.

Perspectiva 1

Na edificação predominantemente residencial o projeto buscou utilizar o máximo de flexibilidade dos espaços disponíveis para atender às diferentes necessidades individuais. Esta flexibilidade reflete tanto na estrutura e distribuição do edifício, (o que coloca os apartamentos menores nos pisos inferiores e os grandes tipo duplex nos pisos superiores); como nos próprios apartamentos, que oferecem uma grande variedade de possibilidades ao usuário. Além disso, todas as unidades possuem um opcional de: depósito próprio ou um jardim de inverno; ou seja, um pequeno jardim, que pode ser desfrutado em qualquer estação.

Corte - perspectiva Apto. Duplex

Na edificação destinada aos escritórios, foram criadas amplas áreas de trabalho  localizadas junto a fachada principal, enquanto que nos espaços interiores estão localizadas  as salas de reuniões e áreas de relax para os funcionários. Em relação aos materiais, a proposta prevê o uso de concreto,  vidro e madeira como elementos principais.O concreto está presente na estrutura e nas fachadas dos edifícios, sendo usado na fachada dos apartamentos em tonalidade suave que evoca a coloração de uma pedra local. O vidro, no entanto, ajuda a otimizar  o consumo de energia, já que os painéis solares foram inseridos em algumas das janelas. Além disso, a saliência  da fachada principal envidraçada, onde estão os depósitos  e jardins de inverno atua como uma viseira de proteção do sol. Finalmente, a madeira, encontrada nos revestimentos, marcenaria e piso oferece um ambiente acolhedor.

Corte - perspectiva apto. tipo

 

Ficha técnica:

Text Message Html

Cita: Joanna Helm. "Urbanização de Îlot P em Lyon Confluence / Mateo Arquitectura e Dominique Perrault Architecture" 28 Dez 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-17495/urbanizacao-de-ilot-p-em-lyon-confluence-mateo-arquitectura-e-dominique-perrault-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.