UE-8 Churriana / Luis Llopis

UE-8 Churriana / Luis Llopis  - Mais Imagens+ 6

  • Arquitetos: Luis Llopis ; Luis Llopis
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  9107
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2008
  • Fotógrafo
    Fotografias:Javier Callejas
  • Equipe De Projeto: Eva Chacón (arquiteta), Miguel Dumont, Jose Manuel Ramos, Carmen L. Saorín e Roberto Moreno (estudantes de arquitetura)
  • Cálculo De Estrutura : Manuel Gª Navas
  • Consultoria De Instalações: Gómez Pastor / AIT
  • Construtora: Garasa, S.A.
  • Arquiteto Técnico : Cristina Llopis
  • Cidade: Churriana de la Vega
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Corte AA

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um contexto urbano onde predominam as casas geminadas ou os blocos com pátios mínimos, a singularidade desse projeto consiste justamente na forma de interpretar esse ordenamento, com o objetivo de criar uma tipologia ideal, sem perder de vista o aproveitamento máximo das condições do terreno.

© Javier Callejas

A solução final veio através das respostas imediatas que caracterizam a paisagem urbana do lugar, indiferenciada e monótona, optando assim, por concentrar o volume em dois blocos lineares de uso residencial, liberando um espaço comum entre ambos, que canaliza-se até o terceiro edifício de uso comercial, o qual atua como uma tela de fundo para a área de jogos. Isso permite criar a permeabilidade urbana ao fragmentar a quadra e possibilitar o cruzamento de vistas entre os diferentes blocos e entre a cidade.

© Javier Callejas

Partindo das considerações anteriores, o projeto articula-se em três gestos formais:                    

O espaço da garagem comum, no subsolo, determina as lajes do térreo, mas mantem-se no mesmo nível do primeiro pavimento, organizando uma base de duas plantas que realça a horizontalidade da composição geral.

© Javier Callejas

Outro gesto significativo que caracteriza o projeto é a simetria volumétrica das plantas do ático e acima dele. A solução final é resultado do aperfeiçoamento do ordenamento urbano local, que teve como objetivo atingir a porcentagem de ocupação prevista para o terreno, impulsionando a planta do ático três metros em direção ao interior, para compensar o recuo da fachada.

© Javier Callejas

O terceiro argumento de composição é o tratamento cromático dos distintos volumes utilizando tijolos expostos, impermeabilizados em diferentes cores a cada plantas, tanto nas residenciais como nas comerciais. Em ambos os casos, os volumes estão contidos na grelha estrutural exposta, que desempenha o papel de uma malha onde seu valor compositivo é potencializado com o uso da cor.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Churriana de la Vega, Granada, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "UE-8 Churriana / Luis Llopis " [UE-8 Churriana / Luis Llopis ] 09 Fev 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-173998/ue-8-churriana-slash-luis-llopis> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.