Quinta Morales / Luis Llopis

Quinta Morales  / Luis Llopis - Mais Imagens+ 6

  • Arquitetos: Luis Llopis; Luis Llopis
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  359
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Fotógrafo
    Fotografias:Javier Callejas
  • Cálculo Estrutural: Manuel Gª Navas
  • Consultoria De Instalações: Graeling Ingenieros
  • Construtor : DVS, S.L.
  • Arquiteto Técnico: Cristina Llopis
  • Equipe De Projeto: Carlos García e Dámaso Rodríguez
  • Cidade: Motril
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Plantas

Descrição enviada pela equipe de projeto. No contexto da zona de cultivo de Torrenueva a quinta de Morales é uma propriedade modesta, mas singular por sua antiguidade e por sua autenticidade rara. A propriedade navega em uma paisagem salpicada de estufas, viveiros e galpões abandonados.

© Javier Callejas

O desafio da intervenção consistia em manter as variantes tipológicas do conjunto, preservando a imagem da edificação rural que preserva um certo caráter ambiental, cada vez mais escasso na Planície de Motril, e de inquestionável valor Patromonial, apesar da protecão regiulamentada bastante limitada.

© Javier Callejas

Propomos uma reforma rigorosa do edifício principal, consolidando e revestindo muros com argamassa de cal, e utilizando madeira serrada de pinus tratado no vácuo e pintada,para os elementos estruturais de lajes e cobertura.

© Javier Callejas

Para recuperar os volumes originais, reconstruimos o celeiro e a quadra, e construímos um pequeno pavilhão medianeiro que abrigava currais e salas de ferramentas. Estrutura metálica sobre pequenas lajes de concreto. Madeira como fio condutor de todo o projeto, nos pisos e tetos - na obra nova como revestimento não estrutural.

© Javier Callejas

Surpresas: junto as quadras descobrimos que o volume de um pequeno torreão abrigava uma antiga prensa de azeite, com sua viga, regaifa e sua jarra enterrada. Se restaurou o conjunto, que fica agora incorporado em um dos apartamentos resultantes, substituindo a jarra original que ficou exposta na entrada da propriedade.

© Javier Callejas

Outras decisões de interesse: coberturas de zinco avermelhado, buscando mínima manutenção e integração com o edifício vizinho; alto nível de isolamento térmico em todo o revestimento; tratamento das águas cinzas para rega; pavimentos externos filtrantes com vegetação; fechamentos de gabiões.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Quinta Morales / Luis Llopis" [Cortijo Morales / Luis Llopis] 03 Fev 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-173972/quinta-morales-slash-luis-llopis> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.