Feliz aniversário Alvar Aalto!

“Tornar mais humana a arquitetura significa fazer fazer uma arquitetura melhor e alcançar um funcionalismo muito mais amplo que o puramente técnico."

Há 116 anos nascia um dos maiores arquitetos da história: o finlandês Alvar Aalto. Pioneiro do design e da arquitetura moderna, Aalto se graduou com distinção em 1921 na Universidade de Tecnologia de Helsinki, onde surgiram os primeiros traços de sua arquitetura.

Mais informações a seguir.

© Nico Saieh

Quando decidiu ser arquiteto, viajou para Helsinki, para o único local onde se oferecia o curso de arquitetura na Finlândia: a Universidade de Tecnologia de Helsinki. No outono de 1923, logo após casar-se com Aino Marsio, uma arquiteta com a qual trabalhou durante 25 anos, Aalto estabeleceu um escritório em Jyväskylä, local onde passara a infância. 

© Franco Di Capua

Seus desenhos sempre foram marcados por constantes pesquisas e transformações, partindo do classicismo nórdico, passando pelo funcionalismo puro, até se converter numa referência internacional para o Movimento Moderno, fazendo uso da forma orgânica e de materiais naturais. Como membro do CIAM, o renomado arquiteto foi o único da segunda geração do Movimento Moderno a ser reconhecido como mestre

© Samuel Ludwig

Depois de todas estas mudanças e transformações, Aalto finalmente alcançou uma visão da arquitetura como uma obra de arte completa, considerando desde o mobiliário até o controle da luz e do espaço. Assim, tornou-se conhecido por ser o projetista de todas as escalas. Em geral, sua arquitetura se caracteriza, como dito anteriormente, pelo uso de materiais naturais integrados com o vidro e o concreto, alcançando eficiência funcional. 

Para homenagear este mestre da arquitetura nórdica, reveja alguns dos mais importantes projetos de Aalto publicados pelo ArchDaily Brasil: Casa Experimental Muuratsalo; Universidade Jyväskylä; Villa Mairea.

© Nico Saieh

© Nico Saieh

© Franco Di Capua

© Samuel Ludwig

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Uribe, Begoña. "Feliz aniversário Alvar Aalto!" [En perspectiva: Alvar Aalto] 03 Fev 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-173438/feliz-aniversario-alvar-aalto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.