Residência Pureus / Gustavo Beber

Residência Pureus / Gustavo Beber - Fachada, JanelaResidência Pureus / Gustavo Beber - FachadaResidência Pureus / Gustavo Beber - PilarResidência Pureus / Gustavo Beber - Fachada, Jardim, AidoResidência Pureus / Gustavo Beber - Mais Imagens+ 28

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: Gustavo Beber; Gustavo Beber
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  700
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Léo Rey
  • Estagiário: Marco Pierin
  • Paisagista: Caterina Poli
  • Maquete Eletrônica: Jonas Bernardi
  • Construtora: Lima Sampaio
  • área Do Terreno: 800 m²
  • Arquiteto: Gustavo Beber
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um casal jovem, moderno e com dois filhos são os clientes da casa. Eles queriam ter uma raia semiolímpica para que pudessem praticar natação diariamente e muita área de jardim. Tudo isso teria que ser integrado ao living, jantar e home( que se integraria com o gourmet externo). 

 E o mais importante, que a suíte principal tivesse uma vista privilegiada para o parque Alfredo Volpi. 

Residência Pureus / Gustavo Beber - Fachada
Cortesia de Gustavo Beber

Partido 

Para que tivesse bastante área de jardim, teríamos que fazer o subsolo (que encarece muito a obra), então optamos em subir a casa 1 metro em relação ao nível do jardim. Com isso, deixamos a garagem a 1.50m abaixo do nível do jardim, fazendo com que ela também ficasse integrada a casa. 

Residência Pureus / Gustavo Beber - Fachada, Jardim, Aido
© Léo Rey

Como o terreno tinha uma forma irregular no fundo, aproveitamos esse “bico” do terreno e colocamos a área de serviço, fora da casa. Porém com uma ligação direta para a cozinha, que era a face sul. Quando requadramos o terreno ficamos com um comprimento na lateral de 25 m, o tamanho de uma raia semiolímpica, que serviu também como plano de fundo do living (todo envidraçado). 

Residência Pureus / Gustavo Beber - Fachada
© Léo Rey

Com essa configuração, temos um volume que abriga toda a área social com três suítes em cima, enquanto a área de serviço e gourmet formam um volume externo. 

Residência Pureus / Gustavo Beber - Fachada
© Léo Rey

Implantamos a casa voltada para o parque Alfredo Volpi, que era a face leste, e assim só faltava localizar a suíte principal. 

Residência Pureus / Gustavo Beber - Imagem 17 de 33
Cortesia de Gustavo Beber

Criamos um volume perpendicular ao volume principal, que seria estruturado com um único pilar e serviria de terraço coberto para o térreo. 

Residência Pureus / Gustavo Beber - Imagem 12 de 33
© Léo Rey

Com isso, a suíte principal ficou totalmente voltada para o parque. O quarto do casal se abre inteiro para o parque através de portas “tipo” camarão.

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Pureus / Gustavo Beber" 29 Jan 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-172376/residencia-pureus-slash-gustavo-beber> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.