Espaço Escoteiros do Colégio Saint George / Mutar Arquitectos

O terreno de implantação é definido pelo colégio ao pé do monte Manquehue, rodeado por um bosque de olmos, um reservatório de água em desuso e o canal de rega que percorre o colégio e os terrenos próximos.

© Cortesía de Mutar Arquitectos

Buscando a incorporação dos principais elementos do lugar, foi fragmentado o programa, evitando a sua concentração e se aponderando, assim, do lugar em sua extensão, situando o programa sobre o estanque, o declive, o bosque e ao longo do percurso do canal, dominando as vistas e incorporando a paisagem.

© Cortesía de Mutar Arquitectos

Para evitar a desnecessária transformação do contexto natural, foi proposto como intervenções no terreno somente uma leve inserção de arbusto e amoras, o corte de árvores em perigo de caída e a retirada da margem leste do reservatório, retomando a continuidade do monte e as vistas ao colégio, suas quadras e a cidade.

© Cortesía de Mutar Arquitectos

O projeto responde ao programa, com 2 volumes principais, que, em seu corte longitudinal, habitam as 3 instâncias do lugar (reservatório / declive / canal). Dessa forma, cada volume tem vistas em pé-direito duplo ao colégio e acesso, desde a praça situada na cota do reservatório. É no espaço intermediário entre volumes e praça onde se gera a praça coberta, incorporando as salas multiusos, exteriorizando-as, dando maior versatilidade ao programa e superfície. Ambos volumes unificam-se em seu nível mais baixo, de maneira a conectar os programas através de um corredor externo coberto que define o acesso de serviço aos depósitos, tendo a sua vez conexão ao nível superior, através de uma escada de degraus amplos de dormentes de trem em desuso.

© Cortesía de Mutar Arquitectos

A isto se soma uma plataforma de madeira paralela ao canal (barulho de água) que percorre o programa através de seus acessos, rematando no deck (bosque de olmos) e nos gabiões de pedra, que desde o bosque atrevessam o projeto, contendo o monte e as águas das chuvas até gerar uma arquibancada para o encontro massivo na praça principal.

Buscando a sintonia com o lugar, se definem materiais nobres, como a madeira e o concreto, tratados com tintas neutras para ressaltar as cores próprias da natureza.

© Cortesía de Mutar Arquitectos

O contraste entre a madeira negra exterior e a madeira branca interior ressalta os cortes das fachadas, que como analogia ao bosque em sua busca de luz, define na vertical os contrastes de luz e sombra.

© Cortesía de Mutar Arquitectos

A torre de guarda, situada no perímetro da praça principal, atua como referente visual nas distintas escalas de aproximação, reforça a segurança do colégio e cumpre com uma importante contribuição pragmática para as atividades escoteiras.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Mutar Arquitectos
  • Ano: 2009
  • Área construída: 400 m²
  • Área do terreno: 3500 m²
  • Endereço: Via Morada 5400, Vitacura Santiago Chile
  • Tipo de projeto: Educacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Concreto
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Via Morada 5400, Vitacura, Santiago, Chile
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Claudio Molina, Daniel de la Vega, Eduardo Villalobos
  2. Colaboradores: Jorge O’ryan, Alberto Basauri

Informação Complementar:

  1. Assessoria técnica: Constructora Alzerreca y Diaz Ltda
  2. Chefe de obra: Juan Silva
  3. Inspetor técnico de obra: Jorge Cifuentes
  4. Engenharia estrutural: Alvaro Velez, Alberto Ramirez
  5. Cliente: Colegio Saint George
  1. Projeto: 2008
  2. Construção: 2009

Sobre este escritório
Cita: Igor Fracalossi. "Espaço Escoteiros do Colégio Saint George / Mutar Arquitectos" 02 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-17080/espaco-escoteiros-do-colegio-saint-george-mutar-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.