Arte e Arquitetura: Instalação Temporária "Mine Pavilion" por Pezo Von Ellrichshausen

De um lado  é um plano e do outro  é uma simples borda quase sem espessura; esta é a última instalação temporária realizada pelo escritório de arquitetura Pezo Von Ellrichshausen, que consideram a “Mine Pavilion” uma proporção indefinida que de alguma maneira reflete a típica silhueta das tipologias de torres escalonadas amplamente exportadas das paisagens Americanas.   

Conheça mais detalhes no texto abaixo. 

Arte e Arquitetura: Instalação Temporária Mine Pavilion por Pezo Von Ellrichshausen - Mais Imagens+ 26

Arquitetos: Pezo Von Ellrichshausen
Localização: Speer Boulevard, Denver, CO, USA
Arquitetos responsáveis: Mauricio Pezo, Sofia von Ellrichshausen
Colaboradores: Peter Weeber, Marta Mato, Yannic Calvez, Marta Tonelli
Área construída: 125 m2 (volume 730 m3)
Fase projeto: 2013
Fase construção: 2013
Fotografia: Cristobal Palma, Pezo von Ellrichshausen

Curadores: Carson Chan, Paul Andersen, Gaspar Libedinsky, Abaseh Mirvali
Cliente: Biennial of the Americas
Construção: Damon Howe, Custom Timber Works
Cálculo estrutural: Ted Godfrey, NYL Studio
Estrutura: Pinheiro Oregón, granito
Acabamentos: Pinheiro reciclado de praga
Pavimentos: 5

© Cristobal Palma, Cortesía de Pezo von Ellrichshausen

Este artefato assimétrico trabalha a noção arquitetônica de escala. É uma estrutura de madeira que foi montada de acordo com um simples princípio de empilhamento gravitacional de elementos que reduzem a sua dimensão em altura. Essa lógica estrutural pode ser lida como uma citação explícita da regra classica da "entasis".

© Cristobal Palma, Cortesía de Pezo von Ellrichshausen

O bloco de madeira de cinco pavimentos foi construído como uma transição sequencial que converte um módulo de seção quadrada na metade da sua largura sem alterar a sensação de unidade, de uma entidade singular, da totalidade da peça.  

© Cristobal Palma, Cortesía de Pezo von Ellrichshausen

Este objeto de madeira introduz uma breve presença escultural em um ponto de conflito entre duas áreas consolidadas da fábrica urbana. A forma fina e comprida do edifício reconhece tanto um caráter dual como uma dupla velocidade no cenário urbano: em uma aproximação  através das quatro pistas veiculares do boulevard a peça pode ser percebida como um letreiro translúcido; em uma aproximação no nível do pedestre, desde o centro histórico da cidade, ela pode ser vista como uma densa torre.  

Maqueta. Image © Cristobal Palma, Cortesía de Pezo von Ellrichshausen

De um lado um plano e do outro uma simples borda quase sem espessura; uma proporção indefinida que de alguma maneira reflete a típica silhueta das tipologias de torres escalonadas amplamente exportadas das paisagens Americanas.

Axonométrica

Sua fabricação se baseia em milhares de pequenas ripas de madeira bruta reciclada de florestas com praga. O interior sombreado e ventilado funciona tanto como túnel e ponte que alivia temporariamente a exposição do terreno baldio.

Detalhe

O pavilhão não tem fundações, mas sim uma carga adicional de dez toneladas de granito distribuída em forma de prateleiras e bandejas laterais. Estas pedras não somente definem a paisagem natural imediata do pavilhão mas também evocam a atividade mineira que serviu para fundar a cidade nesse preciso lugar. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Yávar, Javiera. "Arte e Arquitetura: Instalação Temporária "Mine Pavilion" por Pezo Von Ellrichshausen" [Arte y Arquitectura: Instalación Temporal "Mine Pavilion" por Pezo Von Ellrichshausen] 26 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-170726/arte-e-arquitetura-instalacao-temporaria-mine-pavilion-por-pezo-von-ellrichshausen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.