Carnuta / Daniel Cléris & Jean-Michel Daubourg

Carnuta / Daniel Cléris & Jean-Michel Daubourg - Imagem 2 de 21Carnuta / Daniel Cléris & Jean-Michel Daubourg - Imagem 3 de 21Carnuta / Daniel Cléris & Jean-Michel Daubourg - Imagem 4 de 21Carnuta / Daniel Cléris & Jean-Michel Daubourg - Imagem 5 de 21Carnuta / Daniel Cléris & Jean-Michel Daubourg - Mais Imagens+ 16

Carnuta / Daniel Cléris & Jean-Michel Daubourg - Imagem 6 de 21
© Cleris+Daubourg

Descrição enviada pela equipe de projeto. A estrutura em si é uma metáfora para a floresta, uma parte integrante da natureza, onde existe ordem no caos aparente. Em consideração a esse conceito, as colunas de madeira foram intencionalmente colocadas em uma grade irregular. Os elementos estruturais foram expostos com a intenção de fornecer uma alusão a troncos de árvores e galhos. As paredes divisórias dos banheiros foram feitas de painéis de resina translúcida em que os galhos da floresta foram colocados dentro. Exceto para a laje do térreo, nada de cimento foi utilizado na construção. Quase toda a construção é feita de produtos de madeira.

Carnuta / Daniel Cléris & Jean-Michel Daubourg - Imagem 7 de 21
© Cleris+Daubourg

A arquitetura do prédio é enorme, cobrindo completamente a delimitação do lote. A fachada da estrutura é realmente curvilínea, uma vez que claramente segue o padrão da rua. A curvatura da fachada dá a impressão de descobrir uma estrutura suave, natural, que graciosamente combina com seu ambiente circundante, em oposição ao efeito de que iria surgir a partir de uma estrutura de um projeto angular impondo-se entre ruas sinuosas através de uma floresta.

Carnuta / Daniel Cléris & Jean-Michel Daubourg - Imagem 9 de 21
© Cleris+Daubourg

Ripas de castanheiro, um material tradicional, foram escolhidas para a construção da fachada do edifício. Elas foram, no entanto, transpostas para uma forma contemporânea. A ripa, um elemento primitivo, é o menor denominador comum da fachada, e foi infinitamente multiplicado. As ripas, como as escamas de um organismo vivo, são colocadas em facetas de tamanho cada vez maior, como fitas longas que envolvem em torno do edifício. Estes "fitas" fornecem uma dimensão intermediária entre a das ripas e a totalidade da construção. Os espaços entre essas "escalas" são destinados a significar um salto fractal a partir de um nível mais básico para um nível superior de organização na natureza. A geometria fractal, e esse fenômeno de divisão infinita, são continuamente encontrados na natureza, por exemplo, a divisão fractal pode ser observada na casca do tronco da árvore como se vê de longe e, em seguida, como se vê novamente em uma visão microscópica.

Carnuta / Daniel Cléris & Jean-Michel Daubourg - Imagem 5 de 21
© Cleris+Daubourg

A ripa foi selecionada como uma capa para o edifício, porque, ao contrário de alguns outros materiais mais elaborados, a ripa de madeira representa o arquétipo de um elemento básico, natural. Ripas de castanheiro não requerem a utilização de fungicida ou tratamento insecticida, e elas não têm de ser seladas com verniz. Com o passar do tempo, esta matéria-prima irá transformar lentamente sua cor em um tom prateado de cinza. A expectativa de vida para uma ripa de castanha é mais do que um século. Quase completamente fechada, como uma crisálida gigante suspensa na floresta, a estrutura é intencionalmente desprovida de janelas. Aberturas externas na estrutura só podem ser notadas no andar térreo. O primeiro andar representa uma caixa preta, onde exposições permanentes podem ser apresentados.

Carnuta / Daniel Cléris & Jean-Michel Daubourg - Imagem 4 de 21
© Klapisch+Claisse

A utilização de madeira para a estrutura, o revestimento exterior e para o revestimento do piso facilitou grandemente o processo de construção e permitiu um tempo relativamente breve de conclusão.

Carnuta / Daniel Cléris & Jean-Michel Daubourg - Imagem 15 de 21
Planta Baixa 2º Pavimento

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jupilles, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Carnuta / Daniel Cléris & Jean-Michel Daubourg" [Carnuta / Daniel Cléris & Jean-Michel Daubourg] 20 Jan 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-169447/carnuta-slash-daniel-cleris-and-jean-michel-daubourg> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.